Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como fazer o cabelo crescer mais rápido? Dermatologista indica o que realmente funciona

Quer que o seu cabelo cresça rápido? Veja a solução que indicamos
Quer que o seu cabelo cresça rápido? Veja a solução que indicamos

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O cabelo curto é uma grande tendência entre muitas pessoas que amam a liberdade das madeixas baixas. Mas, para muita gente, ter pouco cabelo ou queda de cabelo frequente pode significar um verdadeiro golpe na autoestima! Por isso, não é raro que muitas pessoas procurem os dermatologistas em busca de como fazer o cabelo crescer. Se esse também é o seu foco, o DermaClub te ajuda! Conversamos com a Drª Betina Stefanello que respondeu as principais questões sobre o crescimento dos fios para o seu “Projeto Rapunzel”. Dá só uma olhada!

Entendendo o crescimento dos fios

É preciso compreender em primeiro lugar o ritmo de crescimento do seu cabelo, para entender se ele está realmente caindo de forma anormal. Perdemos em média 150 fios por dia naturalmente. Se a queda fugir disso, pode ser sinal de que há algo errado! “Em geral, a gente fala que o cabelo cresce de 1 a 1,5cm por ano, então é só fazer o cálculo. Em 1 dia, o cabelo cresce 0,3cm. Muito pouco, né? E a cada semana o cabelo cresce 0,25cm”, explica Drª Betina.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como fazer o cabelo crescer rápido? É possível?

Segundo a dermatologista, existem algumas maneiras de como fazer o cabelo crescer mais rápido. “É possível otimizar o crescimento mantendo o cabelo bem lavado e cuidado, evitando a dermatite seborreica no couro cabeludo, oleosidade e outras coisas que podem levar ao enfraquecimento dos fios, como tinturas, secador, prancha e escovas modeladoras, que acabam causando a quebra do folículo, já que esquentam e desnaturam as proteínas do cabelo”, diz a dermatologista.

“Tudo isso pode ser levado em consideração quando se quer um cabelo saudável e com o crescimento otimizado. Também é possível nutrir os fios a partir do uso de suplementos ou vitamina para queda de cabelo, a fim de fortalecê-lo”.

Shampoo e condicionador fazem o cabelo crescer?

Produtos relacionados

“Os shampoos podem ter ativos específicos para cada tipo de cabelo: em cabelos oleosos, o ideal é usar um shampoo para raiz oleosa e não utilizar um produto com óleos, pois pode causar dermatite”, comenta Betina. A dica da especialista é buscar por cuidados capilares que contenham substâncias que estimulem o crescimento dos fios. “Ativos que aumentem a circulação do couro cabeludo, como a cafeína, que otimizam o crescimento. Alguns ativos específicos, como hamamélis e melaleuca, melhoram a condição entre bactérias e fungos e são bons para os cabelos”.

Seu cabelo é o que você come! Alimentação também ajuda a ter cabelos saudáveis

Sabe aquele velho ditado de que você é o que você come? Ele também vale quando falamos de cabelos fortes e sadios! “A alimentação sempre pode ajudar. Proteínas de uma forma geral vão auxiliar no crescimento e fortalecimento da queratina capilar, além das vitaminas e minerais. Quanto mais saudável comemos, mais saudável o nosso cabelo também será”, recomenda Betina. “Podemos destacar a importância do complexo B e do silício orgânico para o crescimento do cabelo. Algumas vezes, não encontramos isso em nossa alimentação normal, então precisamos suplementar”.

Manter o cabelo saudável é a melhor maneira de fazê-lo crescer

Ter bons hábitos diários também é super importante para fazer com que os cabelos cresçam fortes e saudáveis. “Manter uma vida saudável é fundamental para tudo, também para o crescimento dos fios. Beber bastante água, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável é o básico”, explica a médica. Betina também destaca a necessidade de hábitos de higiene do cabelo que são fundamentais para que o mesmo cresça.

"É importante manter o couro cabeludo limpo, saudável. Muita gente acredita que não lavar o cabelo evita que ele caia, mas é justamente o contrário: a oleosidade piora a queda. Como perdemos mais ou menos 150 fios por dia, se você deixar de lavar aquele dia, isso se acumula e no dia seguinte, cairá 300”, alerta. “Evitar os agressivos ao cabelo, como radiação solar, temperaturas altas, secador, pranchas e produtos químicos no cabelo também é vital. Se a gente consegue equilibrar isso, conseguimos de uma forma geral também melhorar a saúde dos cabelos”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 22 de Novembro de 2021
Modificada em: 22 de Novembro de 2021

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Queda de cabelos

Como diminuir a caspa da dermatite seborreica: rotina capilar + cuidados com o couro cabeludo descamando

Como diminuir a caspa da dermatite seborreica: rotina capilar + cuidados com o couro cabeludo descamando

Cabelo

Queda de cabelo por estresse: descubra o que fazer para tratar e evitar esse problema!

Queda de cabelo por estresse: descubra o que fazer para tratar e evitar esse problema!

Queda de cabelos

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Cabelo

Hidratação para cabelo com queratina: como fazer em casa? Qual produto usar? Siga o passo a passo do ritual

Hidratação para cabelo com queratina: como fazer em casa? Qual produto usar? Siga o passo a passo do ritual

Cabelo

Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo

Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo

Queda de cabelos

Últimas Matérias

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo Preenchimento com ácido hialurônico: quanto tempo dura? Cabelo crespo: conheça os cuidados, curvatura dos cachos, finalização, penteados e muito mais! Sérum com vitamina C para o rosto: conheça as diferenças entre os produtos de SkinCeuticals Vitamina C + protetor solar: conheça os benefícios da combinação desses dois produtos Como incluir um sérum com ácido hialurônico na rotina de skincare?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência