Você já ouviu falar em selagem capilar? Responsável por recuperar a saúde dos cabelos através do uso da queratina, o tratamento é bastante recomendado para quem possui fios que passaram por algum tipo de química ou que estão muito danificados - como é o caso daqueles que apresentam pontas duplas, quebra e queda de cabelo. Pensando em te ajudar a aderir à técnica de selagem, o Dermaclub reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse cuidado em um só lugar - incluindo os produtos mais recomendados e dicas de como fazer selagem no cabelo em casa.
Selagem capilar: entenda os benefícios do tratamento para cabelos danificados
Se você fez algum procedimento químico recentemente - seja progressiva, coloração, descoloração ou relaxamento - e a queda de cabelo virou uma realidade, saiba que uma boa selagem capilar pode ser auxiliar a solucionar esse problema. Com o objetivo de selar as cutículas dos fios que tendem a ficar abertas e porosas após a química, o tratamento é capaz de recuperar o brilho, a maciez e a saúde dos fios.
Isso porque a selagem no cabelo reforça essa camada das cutículas, formando uma barreira protetora que mantém os fios mais resistentes às agressões e com efeito brilhante. Além disso, a técnica de selagem pode ser utilizada para promover a hidratação nos cabelos, que também é um cuidado importante para restaurar as madeixas danificadas.
Veja os produtos mais indicados para fazer selagem no cabelo
1# Shampoo antioleosidade: a limpeza dos cabelos é o primeiro passo para fazer a selagem. Para isso, é preciso usar um produto que limpe profundamente, removendo todos os resíduos e abrindo as cutículas para que o tratamento penetre fio a fio. O shampoo antioleosidade, por exemplo, é uma boa escolha para realizar essa etapa sem prejudicar a estrutura dos cabelos.
Produtos relacionados
2# Máscara de hidratação para cabelo com queratina: essa etapa da selagem é capaz de devolver todos os nutrientes que os fios perderam após a química. Nesse caso, vale apostar em uma máscara de hidratação que contenha queratina em sua fórmula. Dessa forma, não é necessário acrescentar a substância, o que facilita o tratamento da selagem capilar.
Produtos relacionados
3# Condicionador: para finalizar a selagem e fechar as cutículas, use um condicionador. Esse produto agirá formando uma camada protetora nos cabelos, mantendo os fios brilhosos, saudáveis e seguros de agressões externas, como secador, chapinha e raios solares.
Produtos relacionados
Como fazer selagem no cabelo em casa: passo a passo
1º passo) Lave os cabelos com o shampoo antioleosidade para promover uma limpeza profunda nos fios e couro cabeludo;
2º passo) Seque os fios com uma toalha até ficarem úmidos;
3º passo) Aplique a máscara hidratante mecha por mecha para facilitar a ação do produto nos fios e, assim, garantir os nutrientes perdidos;
4º passo) Deixe o creme agir por 15 minutos;
5º passo) Sem enxaguar os fios, use um secador na temperatura média para secar as madeixas e, em seguida, use a prancha nas mechas. Nessa etapa, é importante esperar o cabelo esfriar.
6º passo) Com água fria, enxague os cabelos até remover todo o produto;
7º passo) Para finalizar, aplique o condicionador para selar as cutículas. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, retire todo o creme com água fria.
Depois da última etapa da selagem, é só finalizar do jeito que preferir.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 23 de outubro de 2018
Modificada em: 27 de julho de 2021
Publicada em: 23 de Outubro de 2018
Modificada em: 19 de Maio de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!