Lidar com os poros abertos está longe de ser uma tarefa fácil. Comum em quem possui a pele oleosa, o quadro costuma ganhar destaque devido ao excesso de oleosidade e o acúmulo de impurezas no rosto, como maquiagem. Justamente por isso, a limpeza da pele tem um papel importante na redução dos poros abertos. Mas, se você não sabe como realizar esse procedimento em casa, nós podemos te ajudar. O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, que revelou os principais cuidados para amenizar os poros abertos - incluindo dicas para escolher o sabonete ideal para pele oleosa. Dá só uma olhada!
Poros abertos: o que são?
Muito se fala sobre os poros abertos, mas poucos sabem o que caracteriza essa condição. Embora sejam facilmente confundidos com cravos, os poros abertos costumam surgir na zona “T” do rosto, especialmente no nariz e nas bochechas. “A pele com poros abertos apresenta pequenos ‘buraquinhos’ ou orifícios responsáveis pela eliminação de secreção sebácea, popularmente conhecida como oleosidade”, explica a Dra Tatiane.
Ainda que seja uma condição comum da pele oleosa, os poros abertos também podem surgir em outros tipos de pele. Nesse caso, a principal diferença está no nível da dilatação. “Todo mundo possui pele com poros abertos, maiores ou menores e diferentemente distribuídos em várias áreas do corpo. Normalmente, eles se apresentam em maior quantidade no rosto”, afirma a dermatologista.
É possível fechar os poros abertos?
Uma das principais dúvidas entre as pessoas com a pele oleosa é sempre a mesma: é possível acabar com os poros abertos? De acordo com a dermatologista Tatiane, a condição pode ser atenuada. Nesse caso, a limpeza de pele é a uma medida de suma importância para cuidar dos poros abertos. “O ideal é realizar o procedimento com determinada frequência, assim como manter uma rotina de skincare específica para pele oleosa”, recomenda a profissional.
Além da limpeza da pele, é importante investir em um protetor solar com toque seco e em dermocosméticos com ácidos que ajudam no controle da oleosidade, como os alfa-hidroxiácidos. Dessa forma, é possível evitar que o excesso de brilho se deposite ao redor dos poros abertos, provocando uma textura e aparência pouco agradável.
Produtos relacionados
Saiba como cuidar da pele oleosa com poros abertos
Se você possui uma pele com poros abertos e está pensando em tratá-la, saiba que alguns cuidados diários são necessários. O primeiro passo é apostar em uma boa rotina de skincare , incluindo a limpeza da pele. “Existem três produtos essenciais para pele oleosa: sabonete facial, protetor solar e dermocosmético para renovação celular”, revela a especialista. No primeiro, é importante optar por fórmulas que ajudam a remover o excesso de oleosidade sem retirar a camada de proteção da pele. Já no segundo, é preciso investir em um protetor solar com textura leve. Por último, o dermocosmético deve conter ativos que promovem a renovação celular, como ácido glicólico e ácido salicílico.
Produtos relacionados
Além da rotina de skincare, existem outros cuidados com a pele oleosa que devem ser mantidos para evitar os poros abertos. “Deve-se evitar produtos ou maquiagens cremosas e comedogênicas, substituindo por fórmulas leves e com controle de oleosidade”, recomenda a Dra. Tatiane. Os procedimentos estéticos feitos em consultório, como a limpeza de pele e o peeling, também podem ajudar muito. Por fim, lembre-se de que a alimentação é outro ponto que pode influenciar na saúde da pele oleosa. “Evite alimentos gordurosos e que aumentam o índice glicêmico para prevenir os poros abertos”, finaliza.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 22 de Outubro de 2021
Modificada em: 22 de Outubro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!