Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Ácido para o rosto: por que incluir na rotina de skincare? Qual é o mais indicado para o seu tipo de pele?

Veja como incluir os ácidos na sua rotina de skincare
Veja como incluir os ácidos na sua rotina de skincare

Entrevista com Dra. Tatiana Nogueira Matos , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ácido hialurônico, retinóico, salicílico… Com certeza você já leu alguns desses termos nos rótulos de alguns dermocosméticos. Fazer uso de um ácido para o rosto é uma parte importante da rotina de skincare e pode acarretar diversas vantagens para a pele. Porém, é imprescindível saber usá-los corretamente, bem como conhecer os benefícios e contra indicações de cada um na hora de escolher o melhor produto para incluir no ritual de cuidados com a pele. Para te ajudar, nós do DermaClub, junto à dermatologista Tatiana Matos, montamos um verdadeiro guia com os principais ácidos para deixar a pele do seu rosto ainda mais bonita. Confira!

Ácidos são indicados para todos os tipos de pele

Da pele oleosa à seca, todas elas podem aproveitar os benefícios com o uso contínuo dos ácidos. “A principal ação dos ácidos é a renovação celular, melhorando as alterações de relevo da pele, as hiperpigmentações, o viço e a luminosidade”, explica Tatiana. Porém, a dermatologista alerta para o cuidado com as peles de maior sensibilidade. “Eles são indicados para todos os tipos de pele, mas pacientes de pele seca ou sensível devem usar ácidos de concentrações mais leves e associados ao uso de hidratantes e de água termal, para melhor tolerar! Além disso, iniciar dias alternado, não realizar movimentos circulares ao aplicar com as mãos e a camada aplicada deve ser bem fina”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Por que incluir um ácido para rosto na rotina de skincare?

Os ácidos podem estar em qualquer dermocosmético: sabonete facial, gel de limpeza, hidratante, sérum… O céu é o limite! Mas por que apostar neles na hora de cuidar da pele? A dermatologista dá a dica: “Ácidos atuam deixando a epiderme mais fininha, favorecendo a penetração de outros ativos, além dos benefícios de manter a pele sem manchas e com poros mais fechados. Por isso, são indicados para praticamente todos os meus pacientes na rotina do meu consultório”, recomenda Tatiana.

Qual é o ácido mais indicado para a minha pele?

Os ácidos para o rosto são muitos e possuem funções diferentes. Por isso, é importante conhecer a ação de cada um deles e qual atende melhor às suas necessidades.

Ácido ascórbico: talvez você não conheça ele por esse nome, mas pelo seu vulgo: vitamina C! Esse é um ácido antioxidante que vai bem com todos os tipos de pele. Sua principal ação é de rejuvenescimento, além de ajudar na atenuação de manchas, como o melasma.

Ácido hialurônico: o ácido hialurônico é produzido pelo nosso próprio organismo, mas a partir dos 25 anos de idade sua produção natural cai e precisamos repor com tratamentos cosméticos. É uma substância responsável pela atividade do colágeno no rosto, tendo ação preenchedora e hidratante.

Ácido tranexâmico: esse ativo tem função despigmentante. Por isso, funciona tão bem na rotina de skincare de quem possui manchas solares, marcas de acne ou o próprio melasma.

Ácido salicílico: para quem sofre com acne, esse é o ácido mais indicado. Isso porque o ácido salicílico tem ação antimicrobiana e antifúngica e controla a oleosidade da pele, os principais fatores que causam os cravos e espinhas e sua consequente inflamação.

Ácido retinoico: se o seu foco é a diminuição de rugas e linhas de expressão, o ácido retinóico deve ser a sua prioridade! Ele é o preferido dos dermatologistas no combate ao envelhecimento precoce da pele e à flacidez.

Ácido glicólico: o ácido glicólico é ativo multifuncional. Junto ao ácido salicílico, ele também é eficaz no combate à acne, pois controla o excesso de produção de sebo e tem ação despigmentante, que evita o surgimento de manchas de espinhas. Por outro lado, o ativo também é ótimo para suavizar linhas de expressão e rugas e promover o rejuvenescimento.

Produtos relacionados

Dicas de como incluir os ácidos na rotina de skincare

Como os ácidos podem compor todos os dermocosméticos, não há uma ordem específica para a sua aplicação no momento do skincare. Porém, a Drª Tatiana dá algumas dicas universais de como incluí-los nos cuidados com a pele e melhorar a sua adaptação às substâncias. “Fazer uso de água termal, aplicar o ácido suavemente, evitar movimentos circulares, usar uma camada muito fina de produto e respeitar a resposta da pele. Caso haja irritação, suspender até a melhora dos sintomas”. Lembre-se de que antes de tudo, sempre é bom consultar o seu dermatologista. Só ele é capaz de indicar os melhores produtos para o seu tipo de pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 08 de Dezembro de 2021
Modificada em: 06 de Junho de 2022

Dra. Tatiana Nogueira Matos

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiana Nogueira Matos

CRM: BA16601

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Hidratação facial: quantas vezes por dia devo aplicar um creme hidratante para o rosto?

Hidratação facial: quantas vezes por dia devo aplicar um creme hidratante para o rosto?

Rotinas

5 dicas milagrosas de skincare para a pele negra

5 dicas milagrosas de skincare para a pele negra

Rotinas

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Rotinas

O que é skinimalismo? Conheça essa rotina de cuidados com a pele que é uma das maiores tendências de 2022!

O que é skinimalismo? Conheça essa rotina de cuidados com a pele que é uma das maiores tendências de 2022!

Rotinas

Ácido hialurônico de manhã ou de noite: veja a melhor parte do dia para aplicar produtos com esse ativo

Ácido hialurônico de manhã ou de noite: veja a melhor parte do dia para aplicar produtos com esse ativo

Rotinas

Niacinamida: para que serve? 5 motivos para começar a incluir esse ativo na rotina de skincare

Niacinamida: para que serve? 5 motivos para começar a incluir esse ativo na rotina de skincare

Rotinas

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência