Cravos e espinhas estão entre as características da pele oleosa que mais causam incômodo. Além do desconforto estético causado pela acne, as espinhas podem inflamar e infeccionar, causando dores intensas. É aí que entram os retinóides - você já ouviu falar deles? Esses ativos são incríveis quando o assunto é controle da oleosidade e da acne. Confira o que é um retinoide, como ele pode ajudar quem tem excesso de sebo e em quais produtos é possível achar essa substância.
Retinóides: o que são esses ativos?
Os retinóides são substâncias derivadas da vitamina A, podendo ser naturais ou sintéticas. Um retinoide tem sua ação principal nos receptores das células da epiderme, que ajudam no estímulo da produção de colágeno e elastina, proporcionando firmeza e elasticidade à pele. Por isso, eles são aliados no combate ao envelhecimento precoce e à flacidez, ajudando, inclusive, a reduzir rugas e marcas de expressão.
Além disso, os retinóides também têm função importantíssima no controle das glândulas sebáceas, ajudando a regular a oleosidade excessiva do rosto que, associada aos poros dilatados, facilita o surgimento de cravos e espinhas. Alguns dos principais retinóides são a isotretinoína, acitretina, adapaleno e bexaroteno. Um dos retinóides tópicos mais manipulados e conhecidos no universo dos dermocosméticos é o ácido retinoico.
Produtos relacionados
Quais são os cuidados necessários para usar retinoide?
Apesar de seu uso ser amplamente recomendado nas rotinas de cuidados com a pele, os retinóides precisam ser aplicados com cuidado e seguindo algumas recomendações. Em primeiro lugar, o uso dos derivados de vitamina A deve ser sempre acompanhado de protetor solar facial com FPS alto e, ainda assim, a recomendação é usar o produto durante a noite. Gestantes não devem usar retinóides, enquanto lactantes devem buscar orientação médica para incluí-lo na skincare. Se você tiver uma queimadura de sol, eczema ou qualquer outro tipo de inflamação, o uso de retinol e seus derivados também é contraindicado.
Que outros ativos são bons para a pele oleosa e espinhas?
Além dos retinóides, outros ativos são muito positivos para quem sofre com o excesso de oleosidade e acne no rosto. Ácidos como o salicílico, glicólico e o ácido tranexâmico são exemplos de substâncias benéficas para o rosto com cravos e espinhas. Antioxidantes como a vitamina C (ácido ascórbico) e a vitamina B3 (niacinamida) também são muito eficazes no combate à oleosidade e às lesões da acne. Outros ativos importantes para controlar a produção das glândulas sebáceas são o zinco e o enxofre, que podem ser encontrados nas fórmulas de sabonete para rosto e gel de limpeza facial.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 15 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 15 de Fevereiro de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!