Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como passar protetor solar (com ou sem cor) corretamente na pele do rosto e corpo

Para não errar na mão confira a quantidade exata de protetor solar para passar no rosto e no corpo/ Foto: Shutterstock
Para não errar na mão confira a quantidade exata de protetor solar para passar no rosto e no corpo/ Foto: Shutterstock

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Produtos relacionados

Passar protetor solar na pele é um gesto de autocuidado. Esse produto ajuda a proteger seu rosto e corpo de manchas, queimaduras, acne solar, rugas, flacidez e de vários tipos de câncer de pele, inclusive o melanoma. Entretanto, para manter a sua eficácia, é importante aplicar a quantidade exata em cada parte do corpo de acordo com a sua textura. Para esclarecer como usar corretamente o filtro solar - seja ele com cor ou sem -, o DermaClub bateu um papo com a dermatologista Carolina Marçon. Veja só o que ela disse!

Aplicar e retocar o filtro solar todos os dias é importante!

Vivemos em um país tropical que possui alto índice de radiação solar - tanto UVA, quanto UVB - e, segundo a médica, 70% dos danos na pele vem dessa exposição no dia a dia. Para proteger o nosso corpo de toda essa agressão, é importante aplicar o protetor solar diariamente. Com esse cuidado, conseguimos prevenir a pele do envelhecimento precoce, manchas, queimaduras, acne solar e principalmente de vários tipos de câncer de pele, como o melanoma - considerado o mais agressivo entre eles.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além de aplicar o protetor todos os dias antes de sair de casa, também é fundamental reaplicar o produto a cada duas horas, principalmente em casos de exposição contínua, intensa sudorese e banhos de mar e piscina. Já para o dia a dia, vai depender muito do hábito de vida de cada pessoa, mas o indicado é sempre retocar 30 minutos antes de se expor ao sol.

Qual é a quantidade ideal de protetor para aplicar em cada parte do corpo e do rosto?

A Drª Carolina conta: “Estudos indicam que mais de 50% da população não aplica a quantidade certa de protetor solar e por isso, muitos dermatologistas costumam recomendar um FPS alto para garantir uma proteção mais eficaz à pele. Se você quer aprender a passar a porção exata do produto em cada região do corpo e no rosto, a especialista indica a medida da colher de chá. Para o rosto você precisa aplicar uma colher de chá de protetor; tronco - frente e costas - duas colheres; cada braço, uma colher; para cada perna, duas colheres”.

Creme, loção, gel, spray ou mousse: a quantidade de protetor solar ideal varia de acordo com a textura do produto?

Pode parecer intuitivo querer aplicar uma quantidade menor de protetor solar quando o produto é muito denso e maior quando ele é mais fluido. No entanto, a dermatologista afirma: “essa medida vale para todos os tipos de protetor solar, independentemente do seu veículo, ou da presença ou ausência de cor ”. No caso dos sprays ou mousses, o ideal é usar o bom senso para que a quantidade se assemelhe à indicada. Já quanto à fluidez, pode seguir a indicação sem medo.

O     UV Oil Defense com Cor, de SkinCeuticals      é um protetor bem fácil de espalhar e perfeito para a pele oleosa
O UV Oil Defense com Cor, de SkinCeuticals  é um protetor bem fácil de espalhar e perfeito para a pele oleosa

O protetor solar com cor também deve ser reaplicado?

Sim! Todos os protetores solares devem ser reaplicados ao longo do dia. O protetor solar com cor oferece uma proteção extra contra a luz visível. Mas como todos os outros, ele deve ser aplicado várias vezes ao dia para ter o efeito devido - mesmo que, muitas vezes, isso signifique remover toda a maquiagem e refazê-la.

BB Cream, pó compacto e base com FPS: quais as regras para esses produtos?

No caso dos cosméticos que não são protetores solares mas possuem FPS, é necessário aplicar o filtro antes. Isso porque, geralmente, essa proteção é baixa ou não oferece defesa contra os raios UVA e UVB. Além disso, é importante cobrir todo o rosto e pescoço com o produto - no caso do pó compacto, não vale aplicar só na zona “T”, por exemplo. Outra dica para uma aplicação mais homogênea é deixar os pincéis de lado e apostar nos dedos limpos mesmo, para que haja um melhor controle sobre as regiões que são cobertas.

Agora vai ficar mais tranquilo de passar o protetor na pele e você vai aproveitar toda a eficácia do produto com a quantidade certa aplicada!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Setembro de 2019
Modificada em: 04 de Novembro de 2019

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Os riscos da limpeza de pele excessiva: efeito rebote, irritação... Confira os principais

Os riscos da limpeza de pele excessiva: efeito rebote, irritação... Confira os principais

Limpeza de pele

Resenha: testei o gel de limpeza CeraVe para a pele normal a oleosa

Resenha: testei o gel de limpeza CeraVe para a pele normal a oleosa

Limpeza de pele

Pré-carnaval e skincare: saiba como preparar sua pele para curtir a folia

Pré-carnaval e skincare: saiba como preparar sua pele para curtir a folia

Limpeza de pele

Prebióticos, probióticos e pós-bióticos: entenda as diferenças desses componentes em dermocosméticos

Prebióticos, probióticos e pós-bióticos: entenda as diferenças desses componentes em dermocosméticos

Limpeza de pele

Como lavar o rosto sem ressecar a pele oleosa e acneica: saiba como reforçar a barreira de proteção cutânea

Como lavar o rosto sem ressecar a pele oleosa e acneica: saiba como reforçar a barreira de proteção cutânea

Limpeza de pele

Como usar a FOREO corretamente? Dermatologista dá o passo a passo de como usar essa escova de limpeza facial

Como usar a FOREO corretamente? Dermatologista dá o passo a passo de como usar essa escova de limpeza facial

Limpeza de pele

Últimas Matérias

Como reduzir rugas e diminuir a flacidez do rosto sem botox: 7 dicas de produtos e procedimentos 5 dúvidas sobre pele com rosácea: pode fazer peeling? Limpeza de pele? Saiba mais sobre as manchas vermelhas Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde Preenchimento de olheiras profundas com ácido hialurônico: 6 dúvidas sobre o procedimento Alergia, micose ou dermatite atópica: saiba como diferenciar cada uma dessas doenças de pele Ácido para tirar manchas do rosto: saiba como funcionam os AHAs para conquistar uma pele uniforme
Ver mais