Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como passar protetor solar (com ou sem cor) corretamente na pele do rosto e corpo

Para não errar na mão confira a quantidade exata de protetor solar para passar no rosto e no corpo/ Foto: Shutterstock
Para não errar na mão confira a quantidade exata de protetor solar para passar no rosto e no corpo/ Foto: Shutterstock

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Produtos relacionados

Passar protetor solar na pele é um gesto de autocuidado. Esse produto ajuda a proteger seu rosto e corpo de manchas, queimaduras, acne solar, rugas, flacidez e de vários tipos de câncer de pele, inclusive o melanoma. Entretanto, para manter a sua eficácia, é importante aplicar a quantidade exata em cada parte do corpo de acordo com a sua textura. Para esclarecer como usar corretamente o filtro solar - seja ele com cor ou sem -, o DermaClub bateu um papo com a dermatologista Carolina Marçon. Veja só o que ela disse!

Aplicar e retocar o filtro solar todos os dias é importante!

Vivemos em um país tropical que possui alto índice de radiação solar - tanto UVA, quanto UVB - e, segundo a médica, 70% dos danos na pele vem dessa exposição no dia a dia. Para proteger o nosso corpo de toda essa agressão, é importante aplicar o protetor solar diariamente. Com esse cuidado, conseguimos prevenir a pele do envelhecimento precoce, manchas, queimaduras, acne solar e principalmente de vários tipos de câncer de pele, como o melanoma - considerado o mais agressivo entre eles.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além de aplicar o protetor todos os dias antes de sair de casa, também é fundamental reaplicar o produto a cada duas horas, principalmente em casos de exposição contínua, intensa sudorese e banhos de mar e piscina. Já para o dia a dia, vai depender muito do hábito de vida de cada pessoa, mas o indicado é sempre retocar 30 minutos antes de se expor ao sol.

Qual é a quantidade ideal de protetor para aplicar em cada parte do corpo e do rosto?

A Drª Carolina conta: “Estudos indicam que mais de 50% da população não aplica a quantidade certa de protetor solar e por isso, muitos dermatologistas costumam recomendar um FPS alto para garantir uma proteção mais eficaz à pele. Se você quer aprender a passar a porção exata do produto em cada região do corpo e no rosto, a especialista indica a medida da colher de chá. Para o rosto você precisa aplicar uma colher de chá de protetor; tronco - frente e costas - duas colheres; cada braço, uma colher; para cada perna, duas colheres”.

Creme, loção, gel, spray ou mousse: a quantidade de protetor solar ideal varia de acordo com a textura do produto?

Pode parecer intuitivo querer aplicar uma quantidade menor de protetor solar quando o produto é muito denso e maior quando ele é mais fluido. No entanto, a dermatologista afirma: “essa medida vale para todos os tipos de protetor solar, independentemente do seu veículo, ou da presença ou ausência de cor ”. No caso dos sprays ou mousses, o ideal é usar o bom senso para que a quantidade se assemelhe à indicada. Já quanto à fluidez, pode seguir a indicação sem medo.

O     UV Oil Defense com Cor, de SkinCeuticals      é um protetor bem fácil de espalhar e perfeito para a pele oleosa
O UV Oil Defense com Cor, de SkinCeuticals  é um protetor bem fácil de espalhar e perfeito para a pele oleosa

O protetor solar com cor também deve ser reaplicado?

Sim! Todos os protetores solares devem ser reaplicados ao longo do dia. O protetor solar com cor oferece uma proteção extra contra a luz visível. Mas como todos os outros, ele deve ser aplicado várias vezes ao dia para ter o efeito devido - mesmo que, muitas vezes, isso signifique remover toda a maquiagem e refazê-la.

BB Cream, pó compacto e base com FPS: quais as regras para esses produtos?

No caso dos cosméticos que não são protetores solares mas possuem FPS, é necessário aplicar o filtro antes. Isso porque, geralmente, essa proteção é baixa ou não oferece defesa contra os raios UVA e UVB. Além disso, é importante cobrir todo o rosto e pescoço com o produto - no caso do pó compacto, não vale aplicar só na zona “T”, por exemplo. Outra dica para uma aplicação mais homogênea é deixar os pincéis de lado e apostar nos dedos limpos mesmo, para que haja um melhor controle sobre as regiões que são cobertas.

Agora vai ficar mais tranquilo de passar o protetor na pele e você vai aproveitar toda a eficácia do produto com a quantidade certa aplicada!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Setembro de 2019
Modificada em: 04 de Novembro de 2019

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Dermatologista indica como fazer limpeza de pele profunda em casa com segurança

Dermatologista indica como fazer limpeza de pele profunda em casa com segurança

Limpeza de pele

Sabonete para acne: conheça o melhor produto para o rosto + rotina de skincare para cravos e espinhas

Sabonete para acne: conheça o melhor produto para o rosto + rotina de skincare para cravos e espinhas

Limpeza de pele

Loção de limpeza: o que é? Qual a diferença para o sabonete? Quais os benefícios?

Loção de limpeza: o que é? Qual a diferença para o sabonete? Quais os benefícios?

Limpeza de pele

Regra dos 60 segundos: conheça a tendência que garante uma pele impecável lavando o rosto em 1 minuto

Regra dos 60 segundos: conheça a tendência que garante uma pele impecável lavando o rosto em 1 minuto

Limpeza de pele

Gel de limpeza Cerave: conheça esse cuidado composto por ativos hidratantes feito para a pele normal e oleosa

Gel de limpeza Cerave: conheça esse cuidado composto por ativos hidratantes feito para a pele normal e oleosa

Limpeza de pele

Os riscos da limpeza de pele excessiva: efeito rebote, irritação... Confira os principais

Os riscos da limpeza de pele excessiva: efeito rebote, irritação... Confira os principais

Limpeza de pele

Últimas Matérias

Traços da tatuagem: dermatologista e tatuadora indicam todos os cuidados para manter o desenho perfeito Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo Ácido salicílico: para que serve? Qual é a função? Como usar na rotina de skincare? Dermatologista indica Skincare no verão: 4 produtos para prevenir queimadura solar, mancha, câncer de pele e envelhecimento precoce Cabelo caindo muito: estresse, química, alimentação... 5 fatores que podem causar a queda dos fios Foliculite decalvante: o que é? Como tratar o problema que causa queda de cabelo e calvície
Ver mais