Produtos relacionados
Passar protetor solar na pele é um gesto de autocuidado. Esse produto ajuda a proteger seu rosto e corpo de manchas, queimaduras, acne solar, rugas, flacidez e de vários tipos de câncer de pele, inclusive o melanoma. Entretanto, para manter a sua eficácia, é importante aplicar a quantidade exata em cada parte do corpo de acordo com a sua textura. Para esclarecer como usar corretamente o filtro solar - seja ele com cor ou sem -, o DermaClub bateu um papo com a dermatologista Carolina Marçon. Veja só o que ela disse!
Aplicar e retocar o filtro solar todos os dias é importante!
Vivemos em um país tropical que possui alto índice de radiação solar - tanto UVA, quanto UVB - e, segundo a médica, 70% dos danos na pele vem dessa exposição no dia a dia. Para proteger o nosso corpo de toda essa agressão, é importante aplicar o protetor solar diariamente. Com esse cuidado, conseguimos prevenir a pele do envelhecimento precoce, manchas, queimaduras, acne solar e principalmente de vários tipos de câncer de pele, como o melanoma - considerado o mais agressivo entre eles.
Além de aplicar o protetor todos os dias antes de sair de casa, também é fundamental reaplicar o produto a cada duas horas, principalmente em casos de exposição contínua, intensa sudorese e banhos de mar e piscina. Já para o dia a dia, vai depender muito do hábito de vida de cada pessoa, mas o indicado é sempre retocar 30 minutos antes de se expor ao sol.
Qual é a quantidade ideal de protetor para aplicar em cada parte do corpo e do rosto?
A Drª Carolina conta: “Estudos indicam que mais de 50% da população não aplica a quantidade certa de protetor solar e por isso, muitos dermatologistas costumam recomendar um FPS alto para garantir uma proteção mais eficaz à pele. Se você quer aprender a passar a porção exata do produto em cada região do corpo e no rosto, a especialista indica a medida da colher de chá. Para o rosto você precisa aplicar uma colher de chá de protetor; tronco - frente e costas - duas colheres; cada braço, uma colher; para cada perna, duas colheres”.
Creme, loção, gel, spray ou mousse: a quantidade de protetor solar ideal varia de acordo com a textura do produto?
Pode parecer intuitivo querer aplicar uma quantidade menor de protetor solar quando o produto é muito denso e maior quando ele é mais fluido. No entanto, a dermatologista afirma: “essa medida vale para todos os tipos de protetor solar, independentemente do seu veículo, ou da presença ou ausência de cor ”. No caso dos sprays ou mousses, o ideal é usar o bom senso para que a quantidade se assemelhe à indicada. Já quanto à fluidez, pode seguir a indicação sem medo.

O protetor solar com cor também deve ser reaplicado?
Sim! Todos os protetores solares devem ser reaplicados ao longo do dia. O protetor solar com cor oferece uma proteção extra contra a luz visível. Mas como todos os outros, ele deve ser aplicado várias vezes ao dia para ter o efeito devido - mesmo que, muitas vezes, isso signifique remover toda a maquiagem e refazê-la.
BB Cream, pó compacto e base com FPS: quais as regras para esses produtos?
No caso dos cosméticos que não são protetores solares mas possuem FPS, é necessário aplicar o filtro antes. Isso porque, geralmente, essa proteção é baixa ou não oferece defesa contra os raios UVA e UVB. Além disso, é importante cobrir todo o rosto e pescoço com o produto - no caso do pó compacto, não vale aplicar só na zona “T”, por exemplo. Outra dica para uma aplicação mais homogênea é deixar os pincéis de lado e apostar nos dedos limpos mesmo, para que haja um melhor controle sobre as regiões que são cobertas.
Agora vai ficar mais tranquilo de passar o protetor na pele e você vai aproveitar toda a eficácia do produto com a quantidade certa aplicada!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 14 de Setembro de 2019
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!