Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Rugas, flacidez, manchas: saiba como prevenir a pele dos efeitos da poluição, do tabagismo e do sol

Saiba como prevenir esses efeitos da pele
Saiba como prevenir esses efeitos da pele

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A pele é o maior órgão do nosso corpo e também um dos mais sensíveis a agressões externas. Os efeitos do consumo do álcool, tabagismo, poluição e da exposição solar são sentidos diretamente na pele que, sem a proteção adequada, tenderá mais facilmente a ter rugas, flacidez, manchas e a sofrer com o envelhecimento precoce. Para prevenir esses resultados indesejados, a dermatologista Betina Stefanello deu as principais dicas para manter a pele saudável, jovem e sem manchas. Confira!

Rugas, flacidez e manchas na pele: entenda o que são cada uma dessas características

Rugas
Se tem algo que é uma preocupação na hora da skincare, é evitar o surgimento das temidas rugas, não é mesmo? Dra. Betina explica como elas aparecem no nosso rosto: “As rugas são vincos na pele causados principalmente pelo envelhecimento”. A dermatologista afirma que as rugas são o retrato externo do que acontece por dentro da nossa pele e diz ainda que nós ajudamos muito no seu processo de formação: “Elas aparecem por causa da falta de colágeno, de elastina e excesso de mímica, ou seja, excesso de uso da musculatura ao longo do tempo. Exemplo: de tanto franzir a testa, você deixa ela marcada, ou seja, fica com rugas na testa. De tanto abrir e fechar os olhos, ficamos com pés de galinha”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Flacidez
Outra característica que costuma abalar a autoestima é a pele flácida. “A flacidez nada mais é do que a perda das fibras de colágeno e de elastina ao longo do tempo, principalmente por causa do envelhecimento, mas também pode ter causas genéticas”, esclarece a médica, que continua: “O sol é um dos grandes responsáveis pela quebra das fibras de colágeno. Essas são as fibras que dão sustentação à pele. Se não temos sustentação, essa pele estica e cai”.

Manchas de pele
Seja um melasma ou até mesmo marcas de espinhas, elas podem dar bastante dor de cabeça! “As manchas na pele são um excesso de produção de melanina por ativação dos melanócitos, que são células que dão cor à nossa pele. Isso pode se dar por excesso de radiação solar, predisposição genética, alterações hormonais e por outros fatores, como uma inflamação, dermatite ou acne”.

Poluição, sol e tabagismo: os prejuízos para a nossa pele

Dra. Betina destaca que esses três fatores podem influenciar de forma negativa a saúde da nossa pele, caso não sejam adotados os cuidados necessários. “A poluição por si só causa inflamação das células da nossa pele. Fumar é terrível, faz mal para todo o nosso corpo, né? Mas, para a nossa pele em particular faz muito mal. E ainda há os efeitos do sol, que têm uma parte positiva, mantendo a gente mentalmente bem e produzindo vitamina D, mas na pele também pode causar inflamação, hiperpigmentação e surgimento das manchas, além da quebra das fibras de colágeno, formação de rugas e flacidez”, alerta a especialista.

Como prevenir a pele do rosto dos danos de agressões externas?

Produtos relacionados

Segundo a dermatologista, é essencial fazer uma boa higienização do rosto e utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele: seca, oleosa ou mista. “Usar um protetor solar que contenha filtros antipoluição, sejam protetores físicos e químicos e que possuam alto FPS contra os raios UVB e UVA também é necessário”, diz a especialista. “Isso é importantíssimo, pois já se sabe que o sol e a poluição têm relação com o envelhecimento precoce e tudo isso vai manter a nossa pele mais jovem. Além disso, é interessante procurar procedimentos que ajudem na produção de colágeno”, informa a médica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 07 de Dezembro de 2021
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Vitaminas

Como o retinol (vitamina A) pode ajudar a combater os sinais do envelhecimento da pele madura?

Como o retinol (vitamina A) pode ajudar a combater os sinais do envelhecimento da pele madura?

Vitaminas

Niacinamida: qual a importância desse ativo no tratamento para espinhas?

Niacinamida: qual a importância desse ativo no tratamento para espinhas?

Vitaminas

Quais são os benefícios do retinol, vitamina A, para pele?

Quais são os benefícios do retinol, vitamina A, para pele?

Vitaminas

Vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico... Quais substâncias podem ser usadas no sol e na praia?

Vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico... Quais substâncias podem ser usadas no sol e na praia?

Vitaminas

Vitamina B3 (niacinamida): o que é? Conheça a substância e o que ela pode fazer pela sua pele

Vitamina B3 (niacinamida): o que é? Conheça a substância e o que ela pode fazer pela sua pele

Vitaminas

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência