Muita gente diz que o envelhecimento aparece primeiro nas mãos. Assim como o rosto, essa região passa por uma série de alterações com o passar dos anos, como rugas, perda de tônus, flacidez, alteração da textura e o surgimento de manchas devido a ação da luz solar. Mas, de que maneira devemos prevenir todos esses danos? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, que explicou cinco cuidados para incluir na sua rotina de cuidados com a pele dessa região muitas vezes esquecida. Confira!
Por que as mãos envelhecem?
Segundo a médica, as mãos envelhecem, assim como toda a nossa pele, por que são áreas fotoexpostas diariamente, ou seja, regiões que estão em contato frequente com a ação da poluição, radiação ultravioleta que provoca o aparecimento de manchas e faz a pele perder o colágeno. Além disso, as mãos sofrem danos com ativos químicos, detergentes e sabonetes várias vezes ao dia e acabam sendo esquecidas na hora de hidratar e proteger como uso de protetores solares, o que acaba piorando e tornando o envelhecimento ainda mais forte.
5 cuidados para preservar a pele das mãos
Assim como outras áreas do corpo, as mãos também podem ser prevenidas do efeito do envelhecimento precoce. A Dra. Tatiana, revela alguns cuidados que devemos ter para evitar os danos diários da poluição e da radiação solar. Veja só:
1) Passe filtro solar nas mãos: é uma prática importante e muitas vezes esquecida, que pode causar, ao longo dos anos, vários problemas, como: “Manchas (melanoses solares), queratoses actínicas (lesões pré-cancerígenas) e até lesões suspeitas de câncer de pele (pois é uma área exposta ao sol como outras do corpo)”, apontou a médica. Por isso, sempre quando for aplicar o seu protetor solar no rosto, faça o mesmo nas mãos.
2) Hidrate a região: a hidratação com produtos específicos para essa região é essencial para manter o tônus e a textura macia. Use dermocosméticos com ativos que aumentem a barreira mecânica de proteção, como a ureia, ceramidas, manteiga de karité e niacinamida.
3) Use antioxidantes: esses ativos formam uma película protetora na região, prevenindo a ação da poluição e da radiação solar. Produtos assim também podem ser usados antes do filtro solar para potencializar a defesa.
4) Procedimentos clínicos: aposte em técnicas que estimulem o colágeno dessa região como, bioestimuladores, luz pulsada e lasers.
5) Cuidado com os sabonetes e detergentes: evite o uso de sabonetes com ativos muito agressivos e irritantes, já que lavamos a mão muitas vezes ao dia, e pode ressecar a região.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 22 de Agosto de 2018
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!