As rugas continuam sendo as maiores queixas no consultório do dermatologista. Embora seja um sinal inevitável do envelhecimento, muitas vezes, as linhas de expressão acabam aparecendo antes do tempo, devido à perda precoce das fibras de colágeno e elastina. Mas além do botox - a famosa aplicação de toxina botulínica -, existem outras maneiras eficazes de diminuir a flacidez e tratar as rugas do rosto. Pensando nisso, o DermaClub indicou 7 dicas de produtos e procedimentos estéticos anti-idade para incluir na sua rotina de skincare.
1) Inclua um sérum anti-idade com ácido hialurônico e ativos antioxidantes
Ao contrário do que pensam dos produtos com ação anti-idade, eles podem - e devem! - ser inseridos na sua rotina de skincare antes mesmo de alcançar a melhor idade. O ideal é começar a usar esse cuidado a partir dos 25 anos, quando a produção das fibras de colágeno começa a diminuir. Para um resultado eficaz, aposte em um dermocosmético com ácido hialurônico, que auxilia na melhora da hidratação e preenchimento da pele, e antioxidantes poderosos, como o arroz roxo e glicirrizinato dipotássico, que deixam o rosto mais uniforme, luminoso e atenua os sinais de envelhecimento, combatendo os radicais livres.
Produtos relacionados
2) Aposte em um sérum à base de retinol como um cuidado noturno
Você já ouviu falar no retinol? Esse ativo é o queridinho das rotinas de skincare anti-idade, já que suas principais funções são: renovação celular e síntese de colágeno, que conseguem deixar a pele com uma aparência saudável e jovem por muito mais tempo. Se você investir em um sérum com essa substância vai perceber: redução de rugas, manchas e a melhora da textura da pele.
Produtos relacionados
3) Invista em um produto que tenha peptídeos e uma combinação de ácidos
Peptídeos são moléculas que auxiliam no aumento da produção de colágeno, melhora da firmeza, elasticidade e reparo de rugas do rosto. Com isso, já deu para notar que é um ótimo ingrediente para a sua rotina anti-idade que, quando combinado com outras substâncias, como o ácido salicílico e ácido glicólico, otimiza a renovação celular, resultando em uma pele mais firme e lisinha.
Produtos relacionados
4) O peeling químico pode ajudar a tratar as rugas
O peeling químico, realizado com a frequência adequada, é outra opção incrível para o tratamento de rugas e flacidez. Esse procedimento costuma ser feito com substâncias ácidas sobre a pele, que estimulam uma leve descamação para incentivar a renovação celular. Se você deseja um resultado mais avançado, converse com o seu dermatologista para incluí-lo na sua rotina anti-idade.
5) O preenchimento com ácido hialurônico melhora a flacidez da pele
As rugas e linhas de expressão são realmente um incômodo para muita gente que as tem. Principalmente se tratando daquelas que aparecem na região da testa, no cantinho dos olhos (pés de galinha) e acima dos lábios (bigode chinês). A boa notícia é que essas marcas podem ser amenizadas através do preenchimento com ácido hialurônico. A técnica proporciona mais volume e firmeza à pele, suavizando as linhas e flacidez do rosto.
6) Jato de plasma estimula a formação do colágeno na pele
O jato de plasma é um procedimento que promove a formação de novas fibras de colágeno e elásticas, além de melhorar a aparência de cicatrizes, estrias, linhas de expressão, rugas e até mesmo da acne. Ele é feito com auxílio de uma caneta que emite radiação que, quando entra em contato com a pele, causa uma lesão que resulta no rejuvenescimento celular acelerado. Incrível, não acha?
7) O microagulhamento também é muito indicado para o rejuvenescimento
O microagulhamento é um procedimento em que o dermatologista usa um rolinho com diversas agulhas bem pequenas para perfurar as camadas da pele. Essa perfuração estimula a produção de colágeno, deixando a região mais firme e preenchida.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 20 de Outubro de 2020
Modificada em: 04 de Novembro de 2020
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!