Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

5 dicas para controlar essas características da pele oleosa
5 dicas para controlar essas características da pele oleosa

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A acne, muito comum na pele oleosa, é uma questão que abala a autoestima de muitas pessoas, independentemente da idade, e um dos fatores que mais frequentemente está associado à pele com acne e à pele oleosa são os poros abertos. Sabia que é possível combater essas questões de forma segura, mudando simples hábitos no seu dia a dia? O Dermacub e a dermatologista Betina Stefanello vão te dar 5 dicas imperdíveis para combater cravos e espinhas e fechar os poros. Vem ver!

Poros abertos: só a pele oleosa pode ter?

Dra. Betina explica que qualquer pele pode sofrer com a abertura dos poros, mas ela é bem mais comum nas que sofrem com excesso de oleosidade: "Temos na pele unidades pilosebáceas, onde fica cada poro e de onde sai cada pelinho. Por ali, temos uma saída de secreção sebácea da pele. Nosso rosto é composto por várias glândulas sebáceas produtoras de sebo e é por isso que o poro é mais aberto nos pacientes com pele oleosa, pois serão mais evidentes e a glândula estará produzindo mais. Ao longo do tempo, esse poro também pode deixar de produzir tanto sebo e ainda assim continuar aberto. Isso depende de uma remodelação do colágeno”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Combatendo poros abertos e acne: dermatologista dá 5 dicas de ouro

  • 1. Faça uma boa limpeza e higienização do rosto

Uma das principais leis da rotina de skincare é priorizar a assepsia do rosto. O momento de lavar é imprescindível para tirar todas as impurezas e sujeiras acumuladas que, se não removidas, entopem os poros. Lavar bem o rosto também previne a proliferação de bactérias, que inflamam a acne.

Produtos relacionados

  • 2. Use produtos específicos para o seu tipo de pele

Identifique qual é o seu tipo de pele (seca, normal, oleosa ou mista) e inclua na sua skincare apenas produtos destinados às suas especificidades. "Se sua pele é oleosa, utilize produtos específicos para ela, pois produtos gordurosos podem aumentar os poros e a oleosidade”, alerta a dermatologista. Para esse tipo de pele, a dica é priorizar dermocosméticos oil free com textura matte, gel, gel creme ou sérum, que também caem bem nas peles mistas.

Produtos relacionados

  • 3. Remova a maquiagem todos os dias

A gente sabe que muitas vezes bate aquela preguicinha de remover a make do dia. Porém, Dra. Betina destaca que isso pode ser um grande problema para quem tem tendência à acne: “Não só a poluição, mas também a maquiagem é responsável pelo acúmulo desses poros, o que facilita a formação dos cravos e espinhas”. O conselho aqui é apostar na água micelar para remover os resíduos de make: além de demaquilante, ela de quebra hidrata o rosto e dá aquela sensação deliciosa de frescor!

  • 4. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é importante para toda a nossa saúde, mas quando o assunto é acne, não tem jeito: a dermatologista explica que a regra é se cuidar por dentro e por fora: “É necessário diminuir o consumo de alimentos que deixam a nossa pele mais inflamada, ou seja: leite, doces, carboidratos e frituras. Tudo isso aumenta a chance de ter acne, altera a nossa produção hormonal e estimula a inflamação da nossa pele”. Beba bastante água para manter a pele hidratada e aposte em frutas, legumes e verduras para rechear o cardápio.

  • 5. Protetor solar sempre!

Por último, mas não menos importante, a dermatologista lembra a importância de proteger a pele da radiação solar, principalmente as peles acneicas, já que o sol pode causar marcas de espinha no rosto. A radiação solar pode ser tão prejudicial que algumas pessoas sofrem com um tipo específico de acne, a acne solar, causada por conta da exposição sem proteção. Segundo Dra. Betina, o protetor ajuda a evitar a inflamação que leva à acne. Por isso, nada de dispensar o protetor, hein?

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Janeiro de 2022
Modificada em: 14 de Janeiro de 2022

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Kit skincare para a pele oleosa: 6 opções de produtos básicos até kits mais completos

Kit skincare para a pele oleosa: 6 opções de produtos básicos até kits mais completos

Pele oleosa

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Rosto

Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP)

Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP)

Pele oleosa

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Rosto

Protetor solar para pele mista: como o produto ajuda a controlar o brilho da pele nos dias quentes?

Protetor solar para pele mista: como o produto ajuda a controlar o brilho da pele nos dias quentes?

Rosto

Limpeza de pele oleosa: conheça 3 produtos que não deixam a pele ressecada

Limpeza de pele oleosa: conheça 3 produtos que não deixam a pele ressecada

Pele oleosa

Últimas Matérias

Sintomas da foliculite: como tratar? 7 cuidados para acabar com as bolinhas vermelhas no corpo Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico? Conheça os benefícios de 5 produtos Protetor solar com ácido hialurônico e niacinamida: benefícios desse produto na skincare anti-idade Pele glow: saiba como garantir esse efeito na sua rotina de skincare e maquiagem para um visual mais iluminado Protetor solar para pele negra: qual é o melhor produto? Precisa ter cor? Veja o FPS mais indicado Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência