Produtos relacionados
Com a chegada da temporada mais fria do ano, é comum notar o corpo e o rosto mais ressecados. Você sabe por que isso acontece e como tratar a pele durante o outono e o inverno? Não? Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná, que explicou quatro questões fundamentais em relação ao ressecamento da pele nesta época do ano. Confira abaixo!
Por que a pele resseca durante o inverno?
Durante os períodos de frio, existe uma redução da umidade do ar e da transpiração, o que leva à diminuição da hidratação da pele. Outro fator importante é o aumento da frequência de banhos quentes, que reduzem a barreira lipídica, responsável pela proteção da pele. Esta barreira é composta por ceramidas, colesterol e ácidos graxos, e é responsável não só pela proteção contra fatores ambientais, mas também pela redução da perda de água.
O que deve ser feito para manter a saúde da pele?
É importante manter a barreira lipídica o mais íntegra possível, para isso, existem alguns truques:
- Reduza o tempo dos banhos quentes ou prefira banhos mornos;
- Evite usar esponjas e sabonetes antissépticos, pois ressecam o corpo;
- Aumente o consumo de água mineral ao longo do dia para repor sua perda através da pele;
- Reponha a barreira lipídica por meio do uso de hidratantes corporais, especialmente após o banho.
Os processos para recuperação da pele são os mesmos para todas as áreas do corpo?
Não. O corpo humano possui glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção da oleosidade natural em diferentes concentrações nas áreas do corpo. Por exemplo, a zona T da face – testa e nariz - possui maior concentração de glândulas sebáceas do que a região ao redor da boca. Por este motivo, observamos um maior ressecamento nesta área em relação à zona T. Além disso, outras partes do corpo, como as pernas, costumam ter menor concentração glândulas sebáceas e, por isso, são mais ressecadas. Dessa forma, recomenda-se o uso de hidratantes com textura mais emoliente para o corpo, enquanto para o rosto devemos optar por texturas não oleosas para não estimular o surgimento de acne.
Quais texturas de hidratante são mais indicados para cada tipo de pele?
Para peles secas, texturas em creme. Já para áreas muito ressecadas, a pomada pode ser ideal. Para peles mistas e oleosas, texturas fluidas, loções ou géis-creme são as mais indicadas.
Para sugestões de produtos ideais para o seu tipo de pele, procure um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia e comece seu tratamento!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 20 de Abril de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Jordão
CRM: 23783
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!