Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

MINÉRAL 89 30ML DE R$119,90 POR R$99,90. APROVEITE AGORA

Como tirar manchas de acne da pele: veja como tratar e amenizar marcas de espinhas no rosto

Manchas de acne na pele são bem incômodas, mas podem ser tratadas e evitadas através de uma boa rotina de cuidados
Manchas de acne na pele são bem incômodas, mas podem ser tratadas e evitadas através de uma boa rotina de cuidados

Entrevista com Dr. Rubens Pontello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Produtos relacionados

Quem nunca teve uma marca de espinha no rosto que atire a primeira pedra! Por vezes, depois que as lesões de acne secam, elas podem deixar cicatrizes bem chatinhas - especialmente se você não usar o protetor solar corretamente no dia a dia ou tiver cutucado a ferida. A boa notícia é que existem tratamentos e cuidados capazes de amenizar esse problema! Para esclarecer melhor, o DermaClub entrevistou o dermatologista Rubens Pontello, de Londrina, Paraná. Confira!

Entenda melhor porque as manchas de acne surgem na pele

De acordo com o médico, “as manchas e cicatrizes de acne são decorrentes da degeneração da pele após um intenso processo inflamatório ou infeccioso. O hábito de manipular as espinhas também favorece o surgimento de cicatrizes, por incentivar a inflamação do local”, explicou. Outro motivo bastante comum para o aparecimento de marcas é a falta do protetor solar no rosto. Esse cuidado, além de proteger contra a radiação solar, evita a piora da acne e a instalação de manchas após o tratamento. Por isso, nunca esqueça o filtro!

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O melhor tratamento para manchas e cicatrizes de acne é, sem dúvidas, a prevenção. Portanto, buscar orientação do seu dermatologista ao primeiro sinal de espinhas é o melhor cuidado. “Evite receitas caseiras que, muitas vezes, podem trazer mais prejuízo do que benefício”, indicou o dermatologista. Para quem tem a pele oleosa, o uso de sabonetes com ácido salicílico e LHA pode ajudar no controle da alta produção de sebo - um dos motivos para o surgimento das lesões. Além disso, não deixe de aplicar diariamente o protetor solar com fórmula específica para a pele oleosa ou acneica.

Para combater o aparecimento de novas espinhas, é essencial praticar uma limpeza diária adequada, como com o   Normaderm Sabonete Dermatológico, de Vichy
Para combater o aparecimento de novas espinhas, é essencial praticar uma limpeza diária adequada, como com o Normaderm Sabonete Dermatológico, de Vichy

Qual é a importância do uso de produtos específicos para a pele oleosa que tratam as manchas? Como eles atuam? Quais são os melhores ativos?

Segundo o Dr. Rubens, existem produtos que ajudam a deixar a pele oleosa mais uniforme, controlando o excesso de brilho e reduzindo as espinhas e manchas. Fórmulas clareadoras para a pele oleosa e acneica devem conter uma base leve e não oleosa como um sérum ou gel. Dentre os ativos: o ácido tranexâmico é uma ótima opção para o clareamento das lesões da acne já que atua na hiperpigmentação pós-inflamatória. Ativos como o LHA, o ácido salicílico e o HEPES estimulam a renovação celular auxiliando na melhora da textura da pele, melhorando a visualização das cicatrizes da acne e também ajudam no clareamento global já que a aceleram a eliminação do pigmento acumulado na pele. O ácido dióico é um excelente renovador celular e ainda combate a bactéria causadora da acne. Novas tecnologias como a Sílica Aerada são uma excelente opção para a absorção efetiva da oleosidade da pele e o controle do brilho inestético.

Para evitar o agravamento das manchas de espinha, é essencial usar um protetor solar diariamente. O     UV Oil Defense FPS 80, de SkinCeuticals  , além de ter alta proteção, contém sílica aerada, que ajuda a disfarçar as marcas
Para evitar o agravamento das manchas de espinha, é essencial usar um protetor solar diariamente. O UV Oil Defense FPS 80, de SkinCeuticals, além de ter alta proteção, contém sílica aerada, que ajuda a disfarçar as marcas

Mas, atenção: mesmo que um amigo tenha experimentado um produto que acha ser indicado para você, é importante não optar pela automedicação. “Existem diversos clareadores que não devem ser utilizados na pele com acne por favorecer o aparecimento das lesões, piorando o quadro”, explicou o Dr. Rubens. Por isso, antes de adquirir qualquer dermocosmético, converse sempre com o seu dermatologista.

Procedimentos estéticos ajudam a acelerar o processo de clareamento das manchas

Além do uso regular de dermocosméticos clareadores, o especialista conta que a realização de alguns procedimentos estéticos também pode ser a chave para acelerar o processo de clareamento das manchas de acne. Entre eles, podemos ressaltar:
- Os peelings (químico e físico), que ajudam a promover a renovação de várias camadas da pele;
- O microagulhamento, que além de minimizar as manchas, também ajuda a preencher as cicatrizes atróficas de acne;
- O laser fracionado, que tem quase a mesma função do peeling e as duas técnicas podem ser feitas em conjunto para acelerar a eliminação das manchas com mais rapidez;
- O preenchimento com ácido hialurônico, que melhora a aparência das marcas escuras e profundas.

Opções não faltam para você dar um fim nessas manchas e ter uma pele muito mais bonita! Se ficou em dúvida sobre qual tratamento optar, consulte seu dermatologista. Ele vai saber te levar para a direção certa!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 29 de Novembro de 2017
Modificada em: 10 de Julho de 2019

Dr. Rubens Pontello

Palavra do Dermatologista

Dr. Rubens Pontello

CRM: 24645

O Dr. Rubens Pontello Junior é especialista em dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde, atualmente, permanece como professor assistente da Disciplina de dermatologia do Curso de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro internacional da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Realizou fellow de dermatologia na Universidade de Miami (UM/FADE), além da atualização em laser e cosmiatria da Harvard Medical School, em 2015.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Dermatologista

Rosácea, sensibilidade, dermatite: 5 problemas na pele que surgem com o desequilíbrio do microbioma

Rosácea, sensibilidade, dermatite: 5 problemas na pele que surgem com o desequilíbrio do microbioma

Dermatologista

Dermatite atópica no verão: como cuidar? Dermatologista indica uma rotina de skincare

Dermatite atópica no verão: como cuidar? Dermatologista indica uma rotina de skincare

Dermatologista

Criolipólise: o que é, vale a pena, quais são os benefícios do tratamento estético?

Criolipólise: o que é, vale a pena, quais são os benefícios do tratamento estético?

Dermatologista

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Dermatologista

Espinha interna e inflamada: como cuidar? Dermatologista indica todos os cuidados para tratar a lesão de acne

Espinha interna e inflamada: como cuidar? Dermatologista indica todos os cuidados para tratar a lesão de acne

Acne e espinha

Últimas Matérias

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele Shampoo anticaspa: posso usar todos os dias? Resseca o couro cabeludo? Entenda! Maquiagem e pele seca: 4 dicas de como evitar o aspecto craquelado Alimentos que aumentam a imunidade: sucos + ingredientes que fazem bem ao organismo e à pele Vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico... Quais substâncias podem ser usadas no sol e na praia? Vitamina B3 (niacinamida): o que é? Conheça a substância e o que ela pode fazer pela sua pele
Ver mais