Você sabe o que é milium na pele? Também conhecido com milium sebáceo ou apenas milium, são aquelas bolinhas brancas ou amareladas que costumam surgir em várias áreas do rosto. De acordo com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, “eles são pequenos cistos formados em qualquer tipo de pele que geralmente aparecem muito em cicatrizes e após procedimentos como o laser”, explicou. Muita gente se incomoda bastante com essas marcas e tentam extrair em casa por conta própria, mas será que essa atitude é segura? Qual é a forma recomendada para eliminar o milium? O DermaClub, juntamente com a médica, explicou os cuidados para se ter com essas bolinhas. Veja só!
Miluim: como se forma?
O milium sebáceo surge na pele por um acúmulo de queratina nas camadas mais profundas da pele, como explica a Drª Tatiana. “Assim, essas células começam a produzir a queratina que fica acumulada na derme e deveria ser expelida, sendo impedida de sair para o meio externo e acaba se acumulando e formando os grânulos”, esclarece.
Milium sebáceo e cravos na pele são a mesma coisa?
O milium não é a mesma coisa que cravos na pele. Na verdade, o mecanismo de formação dos dois é bem diferente: “No cravo há uma obstrução da unidade pilossebáceo. Já no caso do milium, há encarceramento de células da primeira camada de pele (epiderme) na segunda camada (derme)”, detalhou a médica.
O milium na pele pode ser removido em casa?
A Dra. Tatiana afirma que a extração é possível, mas que deve ser sempre realizada por um dermatologista com anestesia local e agulha estéril, não em casa. “Além disso, para reduzir a espessura da pele e facilitar a extração, também podemos aplicar produtos como ácidos e esfoliantes”, explicou.
Cuidados com a pele para prevenir o surgimento do milium:
Embora o milium, na maioria das vezes, ocorra por uma causa genética, em outros casos, é possível prevenir o surgimento dessas bolinhas brancas com alguns cuidados diários: “O ideal é manter a pele sempre limpinha, usando produtos específicos para tratar cada necessidade e dermocosméticos que mantenham a pele renovada”, finalizou.
Rotina de skincare para a pele com milium
1. Lave o rosto com um sabonete que limpa profundamente sem causar nenhum tipo de ressecamento na pele.
Produtos relacionados
2. Com o rosto limpo e levemente úmido, aplique um sérum antioleosidade por todo o rosto, priorizando a zona T.
Produtos relacionados
3. Finalize o ritual com um protetor solar com FPS 30 ou mais, que tenha toque seco e textura matificante.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 05 de Julho de 2018
Modificada em: 12 de Agosto de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!