Quem sofre com cravos e espinhas na pele do rosto já sabe que as marcas hiperpigmentadas de acne podem ser bastante incômodas: caso não tratada, a acne pode inflamar e marcar o rosto por um bom tempo e impactar de forma negativa na autoestima e bem-estar do paciente. A boa notícia é que com os produtos certos, dá para se diminuir a aparência dessas lesões e manter a pele saudável e uniforme. O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos que deu as melhores dicas de como tirar mancha de espinha. Dá uma olhada!
Marcas de acne: como e por que elas surgem?
Se já é difícil lidar com as espinhas, as marcas que ficam são ainda mais chatas. Tatiana explica de forma simples como elas se formam na nossa pele. “As marcas hiperpigmentadas de acne acontecem pela própria presença da acne na pele (em quem tem uma maior predisposição genética), que provoca uma inflamação e daí desenvolve a pigmentação”. A dermatologista também aponta o perigo de ceder àquela famosa tentação de espremer as espinhas e os cravos. “As marcas também ocorrem por manipulação dessa acne pelo paciente, essa última forma de marca sendo a mais difícil de tratar”.
Protetor solar é fundamental para evitar as marcas hiperpigmentadas de acne
Produtos relacionados
Outro grande perigo de quem tem acne é se abster do uso do protetor solar, pois pode ser um grande motivador para as marcas de acne, como explica Tatiana. “É sempre bom enfatizar que os pacientes que se expõem ao sol ou a luz artificial têm maiores chances de piorar as marcas, tornando-as mais difíceis de serem despigmentadas”. Por isso, garantir a proteção do rosto com um bom produto com FPS alto é fundamental para evitar as marcas de espinhas!
Tratamento para acne inclui ácidos despigmentantes
De acordo com a Drª Tatiana, o tratamento para espinhas pode ser feito no consultório do dermatologista, com procedimentos específicos. “No consultório temos inúmeros tratamentos para as manchas de acne, que são os procedimentos feitos em consultório, como peelings químicos e mecânicos, laser, microagulhamento e luzes de led, juntamente com os cuidados paliativos que os pacientes fazem em casa com o uso de cremes e suplementos orais despigmentantes”.
Mas nada de abrir mão da rotina de skincare! Tatiana destaca que a rotina de cuidados caseiros com a pele é importantíssima para manter a saúde da pele acneica. A escolha dos produtos, no entanto, deve ser feita com cuidado, priorizando ativos que amenizam as marcas de espinhas. “Os ativos que mais ajudam a diminuir essas marcas hiperpigmentadas são o ácido retinóico e o ácido glicólico, que atuam fazendo uma renovação celular e, com isso, o pigmento que fica retido na pele vai sendo eliminado de forma mais acelerada do que o metabolismo normal”, explica a dermatologista. “A hidroquinona e o ácido azelaico também atuam diminuindo o processo de formação de marcas e os antioxidantes, como a vitamina C, que agem como despigmentantes”.
Produtos relacionados
Seja no consultório ou na rotina de skincare caseira , o importante para evitar e diminuir manchas de acne é cuidar da pele lesionada de forma precoce. “É primordial procurar logo um dermatologista caso você tenha acne e iniciar o mais breve possível um tratamento adequado”, enfatiza Tatiana. “Além disso, lembrar de nunca manipular com as mãos as lesões de acne e evitar o sol".
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 08 de Novembro de 2021
Modificada em: 08 de Novembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!