Produtos relacionados
A região dos olhos é extremamente sensível e merece cuidados especiais. Apesar de existirem diversas opções de produtos específicos para hidratação e minimização dos sinais do tempo, a área também deve ser protegida contra os danos nocivos do sol. O DermaClub conversou com Vanessa Metz, dermatologista no Rio de Janeiro, que explicou como usar filtro solar na região e se pode ser aplicado o mesmo dermocosmético usado no restante do rosto. Confira a entrevista!
Dermatologista ensina como proteger a região dos olhos de raios solares
A pele da região dos olhos é delicada e alguns filtros solares podem irritá-la. “A dica é escolher produtos oftalmologicamente testados, que vão proteger a área sem correr risco de reação”, comentou a médica, que afirmou ainda que o filtro é fundamental na rotina não só para prevenção de queimaduras e do temido câncer de pele, mas também pela beleza, já que colabora no tratamento antienvelhecimento e previne o aparecimento de olheiras. Além do produto, para longas exposições Dra. Vanessa indica o uso de óculos escuros, chapéus e bonés para proteger a face dos raios solares.
O uso de produtos específicos para região dos olhos é importante para manter a pele saudável
Segundo a Dra. Vanessa, o é ideal incorporar na rotina dermocosméticos específicos para a região dos olhos, que previnam o surgimento de rugas, confiram sustentação e combatam olheiras e bolsas. “O filtro entra depois do hidratante e deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Por exemplo, peles oleosas podem investir em textura toque seco; enquanto as ressecadas adotam veículos como serum ou cremes”, pontuou.
Agredir a área - coçando de maneira mais brusca, por exemplo - possibilita o surgimento das temidas olheiras, devido aos vasinhos que podem se romper. A dermatologista afirmou que a melhor maneira de aplicar ou retirar qualquer produto é de forma delicada, sempre de dentro para fora na pálpebra inferior e com movimento inverso na superior.
Saiba como proceder se o produto atingir os olhos
Má remoção da maquiagem e coçar os olhos com as mãos sujas são apenas algumas das atitudes que colaboram para que os produtos entrem em contato com a vista. Nesses casos, é preciso lavar imediatamente a região com água em abundância. Se incômodos e irritações permanecerem, procure ajuda médica.
Consulte seu dermatologista e incie uma rotina de cuidados com a pele!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 19 de Outubro de 2015
Modificada em: 23 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Vanessa Metz
CRM: 52794953
Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!