Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Veja o que a vitamina C é capaz de fazer na pele negra
Veja o que a vitamina C é capaz de fazer na pele negra

Entrevista com Drª Bruna Sabatovich Villarejo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quando falamos sobre rotina de skincare, a pele negra precisa de ativos que beneficiem suas características principais - como a tendência a manchas causadas pele sol (hiperpigmentação) e oleosidade, por exemplo, por conter maior concentração de melanina. E quando falamos de ativos, a vitamina C para a pele é o que há de mais badalado no universo da skincare! Mas, será que o ácido ascórbico combina bem com as peles mais escuras? Conheça os benefícios da vitamina C para a pele negra com a ajuda da dermatologista Bruna Villarejo. 

Pele negra: o que ela tem de diferente das outras? 

De acordo com a Dra. Bruna, uma das características que diferenciam a pele negra de outras tonalidades é a espessura da pele. “A pele negra apresenta uma epiderme mais espessa, o que confere mais resistência às agressões externas e alto nível de melanina, garantindo maior proteção contra a radiação ultravioleta e, consequentemente, uma proteção natural maior contra o fotoenvelhecimento e o câncer de pele”, comenta a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A dermatologista explica que, apesar de a pele mais espessa (ou seja, com mais fibroblastos, células que produzem colágeno) ser mais firme, ela também tem maior tendência à formação de queloides, por exemplo. Além disso, há maior tendência à hiperpigmentação da pele e ao surgimento de acne. “Os melanócitos, células que produzem melanina, têm uma sensibilidade aumentada e uma resposta exacerbada às agressões cutâneas, como a exposição solar, predispondo a hipercromias, manchas escuras na pele. Já as glândulas sebáceas são maiores e produzem maior quantidade de sebo, favorecendo a formação de lesões de acne”, explica a Dra. Bruna.

Produtos com vitamina C para a pele negra:

Produtos relacionados

Benefícios da vitamina C para a pele negra:

  • 1. Redução e prevenção de manchas

Um dos grandes benefícios da vitamina C é a sua capacidade de ajudar a corrigir manchas causadas pelo sol e prevenir novas hiperpigmentações. Para a pele negra, em que surgem manchas com mais facilidade, isso é ainda mais importante. “A vitamina C é um potente antioxidante e também atua inibindo a atuação desordenada da enzima tirosinase, que estimula diretamente a formação de melanina. Por isso, esse ativo é tão consagrado e importante na rotina de skincare, uma vez que age protegendo a pele contra os radicais livres (substâncias que causam danos ao DNA das nossas células) e atua na despigmentação da pele”, diz a médica.

  • 2. Proteção solar extra

Usar um protetor solar com vitamina C é a melhor combinação que a pele negra pode receber. “A vitamina C tópica potencializa o efeito do protetor solar, uma vez que reduz a  vermelhidão causada pela radiação ultravioleta”, comenta a dermatologista. E não é só proteção extra, não: o ativo ainda pode deixar a pele mais macia! “Após a exposição solar, por um mecanismo de defesa, a pele negra torna-se mais ressecada e áspera. Por isso, a associação da vitamina C ao protetor solar proporciona uma ação nutritiva e revitalizante para a pele”, completa a especialista. 

  • 3. Prevenção do envelhecimento precoce

Tudo bem que a pele negra envelhece de forma mais lenta que outras tonalidades, mas não custa nada reforçar essa ajuda genética, não é mesmo? “Os antioxidantes de uso tópico, como a vitamina C, reforçam as defesas naturais da pele, neutralizando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento cutâneo”, afirma a profissional.

  • 4. Outro benefício da vitamina C: o aumento da luminosidade!

Além de todos os benefícios para a saúde da pele negra, a vitamina C ainda tem um plus - que, inclusive, pode ser aproveitado por todos os tipos de pele: o efeito glow, aumento da luminosidade e viço! Sabe aquela pele opaca, que parece “sem vida”? Este antioxidante pode te ajudar nisso, como explica a Dra. Bruna: “A vitamina C atua diretamente na inibição da síntese de melanina, proporcionando luminosidade e brilho à pele. Ela é um ativo multibenefício, sendo também um potente estimulador da síntese de colágeno, reduzindo a vermelhidão causada pela exposição solar e a formação de sunburn cells, células fotodanificadas”.

Publicada em: 10 de Junho de 2022
Modificada em: 10 de Junho de 2022

Drª Bruna Sabatovich Villarejo

Palavra do Dermatologista

Drª Bruna Sabatovich Villarejo

CRM: 5201081578

Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Titulo de Especialista (concursada) em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Manchas na pele

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Manchas na pele

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Manchas na pele

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Manchas na pele

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Manchas na pele

Niacinamida para melasma funciona? Como o ativo age no tratamento de manchas na pele

Niacinamida para melasma funciona? Como o ativo age no tratamento de manchas na pele

Manchas na pele

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência