O contorno dos olhos é uma das áreas mais delicadas do rosto, principalmente porque tem a pele mais fina. Dessa forma, a região sofre muito com os maus hábitos - como alimentação carente de nutrientes essenciais, poucas horas de sono e ingestão de água reduzida. Isso porque essas atitudes tendem a ocasionar bolsas, rugas e olheiras. Por isso, a hidratação é fundamental para manter a região saudável e jovem por mais tempo, além de outros hábitos. Quer saber quais são eles? O DermaClub perguntou à dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo. Confira!
Essa área precisa de cuidados especiais? Quais?
Segundo a médica, a região dos olhos precisa ser tratada de forma intensiva, já que é nela que aparecem os primeiros sinais de envelhecimento, como linhas e rugas finas abaixo e nas laterais dos olhos. Por isso, os 4 cuidados abaixo podem ajudar nessa missão:
1) Remova a maquiagem completamente: o acúmulo de resíduos na pele determina o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas;
2) Trate a região dos olhos com delicadeza: nada de aplicar hidratantes, protetores solares e maquiagens com força. E nem pensar em remover o make esfregando algodão ou lenços demaquilantes! Esse atrito é nocivo e pode gerar machucados na área. O ideal é colocar bastante demaquilante no disco de algodão e deixar alguns segundos sobre os olhos, para que, assim, você consiga remover tudo de uma só vez;
3) Use protetor solar: esse hábito é determinante para o sucesso de qualquer tratamento da região e para evitar o câncer da pele, o fotoenvelhecimento e o surgimento/agravamento de manchas;
4) Use produtos específicos para o contorno dos olhos: como é uma área delicada, não utilize produtos que possuam substâncias irritantes e que não sejam dermatologicamente testados. Além disso, os dermocosméticos para essa região devem ser capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja - como bolsas, por exemplo - e o ressecamento.
Mantenha esses cuidados essenciais para melhorar ainda mais o viço da pele e aumentar a sua autoestima!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 12 de Dezembro de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Flávia Ravelli
CRM: CRM: 129724
Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Chefe do Departamento de Dermatologia do Complexo Hospitalar ProMatre/Santa Joana - SP. É assistente do Departamento de Dermatologia da Universidade de Santo Amaro - UNISA/SP e co-Coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD gestão 2015-2016. Além disso, é pós-graduada em Medicina Baseada em Evidências pela UNIFESP-SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!