Engana-se quem pensa que o surgimento de cravos na pele não requer uma atenção especial. Comuns em quem possui a pele oleosa, esses pontinhos pretos podem influenciar diretamente no aumento da oleosidade e na dilatação dos poros - o que causa espinhas na pele e outros quadros. Por isso, é importante ter em mente todos os cuidados necessários para tratar cravos e espinhas da maneira correta. Mas será que você sabe todas essas informações? Pensando em te ajudar, o Dermaclub reuniu os principais mitos e verdades sobre os cravos na pele.
1. “Cravos na pele podem virar espinhas”
Verdade. Embora o surgimento de cravos na pele não seja sinônimo de futuras espinhas, o quadro pode ocorrer. No entanto, vale ressaltar que comedões pretos ou abertos não evoluem para acne. Nesse caso, o que causa espinhas na pele são os cravos fechados e brancos que possuem bactérias que se proliferam e se alimentam do sebo acumulado na região.
2. “A esfoliação é a melhor técnica para remover cravos na pele em casa”
Verdade. Quando se trata de cravos e espinhas, uma coisa é certa: a esfoliação é uma etapa que deve fazer parte da sua rotina de skincare. O tratamento ajuda a desobstruir os poros e promove a renovação celular, o que ajuda a minimizar os cravos na pele.
Para um garantir um bom resultado, é importante fazer uma vaporização durante o banho, aproveitando o vapor da água do chuveiro por alguns minutos. Depois disso, é possível aplicar o esfoliante e espalhá-lo com movimentos leves e giratórios para ajudar na remoção dos cravos na pele.
Produtos relacionados
3. “Lavar o rosto várias vezes ao dia impede a formação de cravos e espinhas”
Mito. Ainda que a oleosidade seja uma das principais causas dos cravos na pele, combatê-la por completo não é a solução para os comedões. Na verdade, o hábito de lavar o rosto várias vezes ao dia pode contribuir para o ressecamento da pele, causando o efeito rebote - que é quando a pele produz mais sebo para compensar a perda e, consequentemente, favorece os cravos e espinhas na pele. Por isso, o ideal é limpar o rosto com um sabonete que ajude no controle da oleosidade na medida certa, no máximo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Produtos relacionados
4. “Tônicos faciais ajudam no tratamento de cravos na pele”
Verdade. O tônico facial é um dos cuidados que devem fazer parte da rotina de skincare de quem possui cravos e espinhas. Além de completar a limpeza da pele, ele reduz o acúmulo de oleosidade e a aparência dos comedões. Nesse caso, vale apostar em um tônico facial com ácidos que promovem a renovação celular, como o ácido glicólico e ácido salicílico para evitar a formação de cravos e espinhas na pele.
5. “Milium é um tipo de cravo na pele”
Mito. O milium pode até ter uma aparência parecida com a dos cravos na pele, mas o seu mecanismo de formação é bem diferente. No cravo, há uma obstrução da unidade pilossebácea, enquanto no caso do milium, ocorre encarceramento de células da primeira camada de pele na segunda camada - o que resulta nas lesões com cor esbranquiçada ou amarelada no rosto, principalmente ao redor dos olhos.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 08 de Julho de 2021
Modificada em: 23 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!