Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Cuidados com a pele durante a menopausa: tratamentos e produtos de skincare que fazem diferença

Aprenda quais são os cuidados com a pele durante a menopausa
Aprenda quais são os cuidados com a pele durante a menopausa

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A menopausa é uma etapa delicada da vida da mulher. Normalmente, ocorrendo entre os 45 e os 55 anos, a menopausa define o fim da vida reprodutiva da mulher e pode trazer alguns transtornos e desequilíbrios - inclusive para a pele! Por isso, são necessários cuidados com a pele específicos para esse momento. Para te ajudar a entender quais tratamentos e produtos de skincare são importantes para tornar a pele mais saudável nesse período, convidamos a dermatologista Carolina Marçon para dar algumas dicas. Dá só uma olhada! 

Menopausa pode acelerar o envelhecimento da pele 

Já sabemos que a menopausa é um período que mexe demais com os hormônios. Mas, você sabe qual é a influência disso na nossa pele? A Dra. Carolina destaca que a baixa produção de uma substância específica pode fazer toda a diferença: “Na menopausa, o que acontece é que a pele sofre muitas alterações por causa das mudanças hormonais. Há, por exemplo, a queda do estradiol, principal hormônio responsável pela beleza, hidratação, vascularização e produção de colágeno. Com isso, a pele tende a ficar mais ressecada, aparecendo linhas de expressão e rugas. A perda do ácido hialurônico e outros componentes que dão viço à pele também prejudicam a hidratação”. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Protetor solar: falta de fotoproteção piora os sintomas da menopausa

Além da queda do estradiol, a dermatologista evidencia que outro fator pode pesar no período da menopausa: o uso inadequado do protetor solar. “A situação se agrava em pessoas que se expuseram muito ao sol, pois os danos solares são cumulativos. Em pessoas claras, pode ter ainda o agravante do aparecimento de manchas”, explica Dra. Carolina. Por isso, nada de esquecer o filtro solar, hein?

Produtos relacionados

Como cuidar da pele na menopausa?

Os cuidados com a pele, de acordo com a especialista, devem priorizar a hidratação e o combate à flacidez, comum nas mulheres em menopausa. “É muito importante focar nos procedimentos para estímulo de colágeno e para o reposicionamento da face, pois a essa altura, há uma absorção dos tecidos profundos, tecidos ósseos e queda da face. A utilização de bioestimuladores de colágeno é interessante, que sofre uma queda brusca durante a menopausa”, afirma a médica. 

Segundo a profissional, antes da menopausa, a pele tende a ficar mais oleosa e acneica, mas quando a menopausa realmente chega, ocorre um ressecamento intenso. “Por isso, é essencial que a pele esteja hidratada de forma adequada, por meio de skin boosters, que são reposições de ácido hialurônico, além de outros tratamentos que fazem o estímulo de colágeno e a melhora da qualidade da pele, como laser, microagulhamento, peelings. Todos os procedimentos estéticos que fazem a regeneração da pele são muito bem-vindos”, diz a médica. 

Produtos de skincare na menopausa 

Produtos relacionados

Os procedimentos estéticos são ótimos para melhorar o aspecto da pele e torná-la mais saudável. Entretanto, manter uma rotina de cuidados em casa é essencial para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios. Dra. Carolina diz que a skincare, para as mulheres na menopausa, deve ser especializada: “É importante usar ativos que promovam não só a hidratação da pele, mas também a correção de danos e a restituição da barreira cutânea, como como o ácido retinoico, o ácido glicólico e o ácido hialurônico de uso tópico”. 

Além disso, a dermatologista enfatiza a importância da limpeza e da utilização de produtos com antioxidantes (como a vitamina C), que além de reparar danos, atua sinergicamente na produção de colágeno. “A menopausa é um momento em que, sistemicamente falando, há uma redução da eficácia dos nossos sistemas antioxidantes e, com isso, há uma tendência maior à liberação de radicais livres, o que é prejudicial não só para a pele. Por isso, é necessário ter cuidados com a alimentação, fazendo uma dieta antioxidante e anti-inflamatória, com muitas frutas e verduras, e evitando produtos inflamatórios, como açúcar, farinha e industrializados no geral”, finaliza a especialista. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 03 de Junho de 2022
Modificada em: 03 de Junho de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Manchas na pele

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Manchas na pele

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Manchas na pele

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Manchas na pele

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Manchas na pele

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Manchas na pele

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência