O estresse é um mal que atinge muitas pessoas atualmente e além de afetar o seu humor, sua rotina e saúde, ele também causa uma sequência de prejuízos à pele. Isso acontece porque quando estamos estressados ou ansiosos, nosso organismo remete uma liberação excessiva de cortisol, que reflete em diversos problemas ao corpo de dentro para fora, como a degradação do colágeno, a liberação de radicais livres, entre outros. Para esclarecer melhor, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que explicou 5 danos que o estresse pode causar.
1) Acne
De acordo com a médica, o estresse proporciona um desequilíbrio hormonal, o que acaba agravando ou proporcionando o aumento de oleosidade na pele e a piora das lesões de cravos e espinhas. “O organismo fica em estágio inflamatório e quem tem quadro de acne ou tendência ao problema acaba agravando as feridas em períodos de muita ansiedade ou estresse”, explicou.
2) Olheiras
Quem vive estressado acaba sofrendo bastante com as olheiras. “Essa área dos olhos possui uma pele bem fina e uma vascularização acentuada. Desta forma, pequenas alterações orgânicas acabam refletindo nessa região e piorando tanto as bolsas quanto o escurecimento das pálpebras”, atentou a dermatologista.
Entretanto, esse problema pode acontecer pelo motivo reverso: o estresse também pode levar a diminuição do fluxo sanguíneo da pele, deixando a região menos vascularizada e oxigenada. “Essa situação deixa o paciente com a pele mais pálida, o que, por contraste, aumenta a aparência escura das olheiras.
3) Rugas
Não é mito, o estresse pode piorar as rugas da seguinte forma: durante um momento de mau humor ou ansiedade, o corpo prioriza nutrientes para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins. Com menos nutrientes e oxigênio chegando à pele, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e, consequentemente, de produzir colágeno. “Além disso, com o estresse vem a liberação de radicais livres, moléculas instáveis extremamente prejudiciais ao corpo, que causam o envelhecimento precoce”, explicou.
4) Perda de colágeno
O estresse leva à liberação de cortisol - um hormônio que em condições normais gera benefícios ao organismo, mas em excesso é bem prejudicial -, que, consequentemente, aumenta a glicemia, que acaba causando a glicação do colágeno e refletindo na degeneração das suas fibras. Isso torna a pele desidratada, sem brilho e flácida.
5) Aumento das reações alérgicas
A Dra. Carolina afirma que reações alérgicas aumentam em momentos de estresse. Então, problemas, como urticária e dermatite de contato, são muito comuns nesses períodos. “A pele tem uma relação muito forte com todo o sistema emocional, e a maioria das doenças dermatológicas, exceto as infecciosas, tem uma ligação com o estresse”, concluiu.
Para evitar o agravamento desses quadros, leve uma vida mais tranquila, tenha uma alimentação saudável e faça atividades físicas sempre que possível. Sua pele e saúde agradecem!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 07 de Março de 2018
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!