A depilação a laser é um dos procedimentos estéticos de maior procura nos consultórios dermatológicos. A técnica promete acabar com os pelos que nascem em várias regiões do corpo, inclusive no rosto. Mas, além de lisinha, para manter a região depilada saudável e protegida, é necessário a realização de alguns cuidados. O DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, para esclarecer as melhores forma de recuperar a pele da face após o procedimento. Confira as dicas e pratique!
Por que os pelos nascem no rosto da mulher?
Antes de realizar a depilação a laser, a primeira coisa a ser feita é descobrir se existe um crescimento demasiado de pelos no rosto e sua causa. De acordo com a médica, algumas pessoas vivem esse problema por conta da genética, em contrapartida, existem outras causas do desenvolvimento dos fios, com as desordens hormonais. “Desta forma é muito importante identificar o motivo desse problema e tratar, até por que não vai adiantar nada fazer a depilação a laser se o estímulo hormonal permanece, ou seja, os pelos vão continuar a surgir”, esclareceu.
Como é feita a depilação a laser?
Como os pelos do rosto são mais finos, é necessário usar uma energia mais alta. Por isso, é importante ter bastante cuidado e fazer o procedimento com um dermatologista. Além disso, antes de passar pela técnica alguns cuidados são necessários: “uma pele bronzeada não dá para fazer a maioria dos lasers, então é importante não pegar sol antes do tratamento”.
Além disso, a pele pode reagir de várias formas dependendo da tecnologia utilizada e a característica do pelo - “Quando o pelo é mais grosso, costuma ter uma reação mais intensa, podendo até formar casquinha - e quando o fio é fino a pele tende a ficar bem sensível. Por isso, é importante praticar algumas medidas após fazer a depilação.
7 cuidados indicados pela dermatologista após a depilação:
1- Evitar o uso de produtos que podem irritar a pele, como tônicos e maquiagens que contenham álcool.
2- Usar água termal e outros ativos mais calmantes.
3- Evitar alimentos com muito corante e conservantes.
4- Evitar a utilização de ácidos nesse período do pós-laser a fim de evitar irritações.
5- Usar substâncias e ativos com propriedades cicatrizantes, como o pantenol, o zinco e a manteiga de karité.
6- Evitar a alta exposição solar, como ir à praia ou à piscina.
7- Passar o filtro solar todos os dias e reaplicar a cada 3 horas.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 06 de Junho de 2018
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!