Lábios bonitos e saudáveis são um sonho de qualquer apaixonada por cuidados com a pele - mas mantê-los bem hidratados e cuidados, muitas vezes, não é a tarefa mais simples. Como a pele da região é mais fina, ela sofre ainda mais com os efeitos do sol, do clima e até mesmo com nossos hábitos. Para te ajudar a conquistar esse resultado, conversamos com a dermatologista Gisele Sanches, de São Paulo, para ter dicas de uma especialista nesse assunto. Confira!
1. Sempre hidratar os lábios - e com capricho!
Uma das principais regras de skincare é manter a hidratação em dia, certo? Segundo a Dra. Gisele, o mesmo vale para os lábios. A pele da região é mais fina e não produz a mesma quantidade de sebo e ácidos graxos que a do rosto. “Como é um tecido de transição, a mucosa não fabrica a própria oleosidade. A oleosidade, a hidratação e a barreira vêm das estruturas vizinhas. Por isso é importante hidratar os lábios, porque pode ser feita a barreira cutânea de uma forma artificial”, explica a profissional.
Produtos relacionados
2. Apostar em esfoliações quando sentir necessidade
Quem nunca sofreu com as pelinhas soltas nos lábios, principalmente nos dias de clima mais frio? A descamação dos lábios é um processo natural do corpo, que acontece de 3 a 7 dias. Incluir a esfoliação na sua rotina de skincare, além da hidratação frequente, pode ajudar a melhorar a sensação incômoda das descamações. “O que acontece quando se faz uma esfoliação é sentir uma maciez e conforto”, diz a Dra. Gisele.
3. Proteger bem os lábios dos efeitos do sol
Usar o protetor solar no rosto e no corpo diariamente é outro passo indispensável nos cuidados com a pele - e deve sim ser estendido para os lábios. “É uma pele que não tem defesa e uma região muito comum de surgir câncer de pele não-melanoma, principalmente em pacientes idosos, pelo excesso de exposição solar”, explica a Dra. Gisele. “Por não ter uma camada completa de epiderme, também é mais suscetível e mais frágil para se defender do sol.”
4. Não “lamber” os lábios ao longo do dia
Ao sentir os lábios ressecados, nosso primeiro reflexo é umedecê-los com a língua para hidratá-los. Com certeza, você ou alguém próximo tem essa mania, certo? É hora de aposentar esse hábito de vez: a acidez da saliva pode, na verdade, piorar o ressecamento e irritar a pele da boca, gerando manchas escuras. Além disso, outros problemas incluem a vermelhidão e a formação de microfissuras nos lábios.
5. Não arrancar as “pelinhas” soltas da boca
Outra mania que deve ser deixada de lado é a de cutucar os lábios. Nada de arrancar as pelinhas soltas com as unhas e os dentes: esse hábito pode causar feridas que não fecham e, como consequência, você estará sujeita a uma série de doenças e infecções. Melhor evitar, não é?
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 11 de Janeiro de 2021
Modificada em: 11 de Janeiro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Giselle Sanches
CRM: 117116 / RQE 37933
Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia; Título de Especialista em Clínica Médica pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Graduação em Medicina pela PUC de São Paulo; Pós-graduação em Dermatologia pelo Hospital Heliópolis (SUS); Pós-graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!