O envelhecimento é um processo natural do organismo, porém, é preciso estar atento quando isso acontece de maneira precoce ou quando interfere na qualidade e na saúde da pele. A influência de agentes externos e internos, como a exposição solar e o estresse, podem originar uma pele danificada, com manchas e sem viço. O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia, que contou quais são as características dessa pele, os fatores que prejudicam e ainda como recuperar-se dos danos.
Entenda o que é a pele danificada e quais são suas características
Segundo a especialista, a pele danificada não está saudável, o que, muitas vezes, pode ser associado ao estilo de vida das pessoas. “Além de perder luminosidade e exibir poros dilatados, há mudança na coloração, deixando o rosto acinzentado ou amarelado. Também é possível notar o envelhecimento precoce, com a presença de rugas, diminuição de volume e flacidez”, explicou.
Descubra quais agentes podem alterar a qualidade da pele
De acordo com a médica, o envelhecimento envolve dois tipos de fatores que influenciam diretamente na qualidade da pele:
- Intrínsecos ou internos: envolvem a genética, os efeitos naturais da gravidade, provocando as temidas marcas de expressão e o ressecamento;
- Extrínsecos ou externos: o principal deles é a exposição à radiação ultravioleta. Além disso, a poluição, a má alimentação, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso também colaboram. Outro fator que pode influenciar a saúde do rosto é o uso de produtos inadequados.
Saiba como é possível recuperar a qualidade da pele danificada
Para a Dra. Tatiana, os cuidados com a pele incluem diferentes hábitos simples de incluir na rotina:
- Mantenha o corpo sempre hidratado com aplicação de cremes e ingestão correta de água;
- Use filtro solar com fator de proteção maior ou igual a 30 todos os dias;
- Invista em produtos com antioxidantes, responsáveis por minimizar os efeitos dos radicais livres - átomos ou moléculas que se prende em células saudáveis do corpo, atrapalhando seu funcionamento e acelerando o envelhecimento;
- Inclua na rotina de cuidados dermocosméticos que estimulem a produção de colágeno e a renovação celular, como o LHA. Além disso, ativos como o LR2412 são ideais para tratar as linhas de expressão ;
- Mantenha uma alimentação adequada e balanceada, com alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras;
- Pratique exercícios físicos regularmente.
Lembre-se de que é imprescindível consultar um médico dermatologista antes de iniciar o tratamento para a pele danificada!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 06 de Junho de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!