Produtos relacionados
Antes de comprar um produto de skincare, você costuma dar uma olhadinha no rótulo? As informações contidas na caixa são muito importantes para entender se aquele cuidado é ideal para o seu tipo de pele. Afinal de contas, usar um dermocosmético inadequado pode causar problemas a sua pele! Quer saber o que pode acontecer? O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque que explicou os tipos de reações cutâneas que podem ser desenvolvidas quando usamos o produto errado na pele.
Tenho a pele oleosa e usei um produto para a pele seca: o que pode acontecer?
Quem tem a pele oleosa e usa produtos indicados para pele seca pode causar um grande estímulo na produção de sebo. “Os produtos para pele seca possuem maior concentração de óleos e isto pode aumentar a quantidade de espinhas e cravos no rosto do paciente com tendência à oleosidade”.
Além disso, existe uma discussão que envolve a pele oleosa e a hidratação da pele. Quando falamos de oleosidade estamos nos referindo ao excesso de sebo e não à hidratação. Existem produtos específicos hidratantes para corpos peles oleosoas e que devem ser usados nesses casos.
Quem tem a pele seca pode usar produtos com textura mate?
A pele seca tem esse nome porque é carente de hidratação, e produtos com a textura mais sequinha podem deixar a pele ainda mais ressecada. A Drª Gabriella ressalta: “Quando um paciente com a pele seca usa produtos para pele oleosa, nem sempre consegue atingir o nível de hidratação desejado”. O resultado dessa experiência é: ficar com um efeito repuxado, craquelado, muito ressecado, podendo até estimular a descamação.
Pele sensível: o que acontece quando entra em contato com produtos inadequados?
Quem tem a pele sensível deve se preocupar em aplicar apenas produtos suaves e específicos, caso contrário, uma série de consequências pode acometer a região. A dermatologista faz o alerta: “As peles sensíveis podem sofrer sensação de ardência, vermelhidão e descamação acentuada quando entre em contato com produtos inadequados para seu uso”.
Caso algum efeito colateral desse tipo aconteça, o indicado é lavar a região com água em abundância assim que a reação acontecer e, caso não melhore, procure imediatamente ajuda médica!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Maio de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Gabriella Albuquerque
CRM: 52.71503-4
A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!