Produtos relacionados
“Protetor solar deixa a pele oleosa”. “Espremer espinhas faz nascer novas”. “Lavar o rosto várias vezes ao dia diminui o excesso de brilho”. O que todas essas sentenças têm em comum? São mitos! Em homenagem ao dia da mentira, o DermaClub selecionou 5 das maiores enganações relacionadas aos cuidados com a pele para você não ser enganada. Confira!
1) Espremer espinhas faz nascer novas
De acordo com a dermatologista Mylenne Torres, de Natal, RN, ao espremer a espinha o processo inflamatório local se intensifica. “Essa ação aumenta as chances de cicatrizes, por exemplo. Forçar o pus a sair machuca a pele, deixando-a com uma ferida aberta, maximizando as chances de bactérias existentes nas mãos entrarem na pele agravando o quadro de acne”, explicou, afirmando que o que acontece é uma potencialização da espinha e não o surgimento de uma nova.
2) Lavar o rosto várias vezes diminui o excesso de brilho
“Repetidas lavagens não resolve o problema. O que sugerimos é o uso de sabonetes específicos pela manhã e, ao deitar, já que esses produtos, em geral, têm compostos que auxiliam na remoção das células mais superficiais e na redução da oleosidade, diminuindo o brilho”, explicou Juliana Jordão, dermatologista de Curitiba, Paraná.
3) Pele oleosa não pode usar hidratante
Quem tem tendência à oleosidade não só pode como deve investir em cremes para nutrir o rosto. “Se o produto for em sérum, por exemplo, provavelmente o paciente irá se adaptar com mais facilidade”, disse Dra. Juliana Jordão, acrescentando que a dica é apostar em produtos que promovam a sensação de toque seco e suave.
4) Protetor solar deixa a pele oleosa
Além de não ser verdade que o filtro oferece mais brilho para a pele, o produto ainda pode ser utilizado para controlar a oleosidade. O que geralmente acontece é que muitas pessoas usam dermocosméticos que não são indicados para pele oleosa. Por isso, invista em protetores em texturas leves e específicos para segurar o sebo extra ao longo do dia.
5) Banhos quentes são ótimos para a pele
Apesar de conferir sensação de bem-estar, a alta temperatura da água remove a camada de gordura que protege a pele. Isso pode causar impressão de repuxamento, vermelhidão e coceira. Aposte em banhos mornos ou frios e não demore embaixo do chuveiro.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 01 de Abril de 2016
Modificada em: 23 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Mylenne Torres
CRM: 5936
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (CE), com residência em Clínica Médica pelo Hospital Central Coronel Pedro Germano (RN) e residência em Dermatologia pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua na área de dermatologia clínica e cirúrgica, cosmiatria e laser na cidade de Natal/RN.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!