Para ficar sempre bem cuidada e saudável, a pele negra demanda cuidados específicos devido às suas características. Por ter mais melanina, é indicado investir em uma rotina de skincare preventiva para minimizar as diferenças de tonalidades (manchas na pele) e a maior tendência à produção de oleosidade. O DermaClub te ensina 5 dicas milagrosas para manter a pele negra linda, saudável e iluminada!
-
1. Use vitamina C pura para a pele
O ácido ascórbico (mais conhecido como vitamina C) pode fazer maravilhas pela pele negra. Esse antioxidante poderoso pode atuar em várias frentes: junto com o uso do protetor solar, a vitamina C pode potencializar a fotoproteção, também é um rejuvenescedor, pois combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce e deixa a pele mais iluminada. Além disso, como a pele negra tem maior tendência a marcas e hiperpigmentação, devido a maior concentração de melanina, incluir a vitamina C para pele na sua rotina pode ajudar no combate e na prevenção de irregularidades no tom da pele, principalmente por ação solar, conhecidas como as manchas solares.
Produtos relacionados
-
2. Prefira usar gel de limpeza
A higiene facial adequada para cada tipo de pele é muito importante, especialmente para a pele oleosa, já que é a limpeza facial que garante a desobstrução dos poros e a remoção de sujeiras, fatores que podem levar à formação de cravos e espinhas. O ideal é aderir ao gel de limpeza em vez do sabonete facial comum, pois a primeira opção proporciona uma higienização potente e equilibrada, sem agredir a barreira cutânea (essencial para proteger a pele de agressões externas). Experimente fazer a troca e perceba a diferença!
Produtos relacionados
-
3. Protetor solar com cor: um aliado diário
A pele negra, como já dito anteriormente, tem maior probabilidade de ter hiperpigmentação e melasma. Para evitar diferentes tipos de marcas e irregularidades, o protetor solar facial é fundamental, visto que só ele é capaz de proteger contra os raios UVA e UVB, que causam não só marcas solares, como também favorecem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de câncer de pele.
Porém, o pulo do gato é escolher um protetor solar com cor, capaz de se adaptar às diferentes tonalidades de peles negras. Além disso, o protetor com cor ainda ajuda a uniformizar instantaneamente o tom da pele, o que pode ser muito útil se você sofre com marcas de acne, por exemplo.
Produtos relacionados
-
4. Hidratação é essencial para evitar a pele ruça
Na pele negra, em especial, o ressecamento da pele é muito mais evidente, já que o acinzentamento que ocorre naturalmente quando há falta de hidratação na pele, se destaca em tonalidades mais escuras. Para evitar esse transtorno, o ideal é manter a hidratação corporal em dia. O recomendado é hidratar o corpo e a face com produtos específicos para cada parte, pois a pele negra frequentemente é mais oleosa na região facial e seca ou muito seca no restante do corpo. Por isso, o indicado é usar hidratantes séruns e específicos para pele oleosa na face e loções ou cremes para a pele do corpo.
Produtos relacionados
-
5. Use produtos com textura gel ou sérum
Por fim, a última dica para quem tem a pele negra é focar nos produtos com textura gel, gel creme ou sérum na região do rosto. Isso porque a pele negra frequentemente apresenta uma maior produção de sebo na face, e veículos mais fluidos auxiliam no sensorial, deixando um aspecto mais sequinho no rosto.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 13 de Junho de 2022
Modificada em: 13 de Junho de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!