Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Rugas estáticas x rugas dinâmicas: conheça as diferenças entre elas

Dermatologista explica a diferença entre esses dois tipos de rugas
Dermatologista explica a diferença entre esses dois tipos de rugas

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O envelhecimento da pele é um processo natural e provoca, por exemplo, o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que surgem principalmente no rosto. Porém, você sabia que elas não são todas iguais? A dermatologista Carolina Marçon conversou com o DermaClub para te ajudar a entender a diferença entre rugas estáticas e rugas dinâmicas. A médica explicou o que significa cada uma delas e deu dicas sobre como preveni-las e tratá-las. Confira! 

Rugas dinâmicas X rugas estáticas: qual é a diferença?

Segundo Dra. Carolina, a principal diferença entre as duas é o tempo de permanência da ruga na pele. “As rugas dinâmicas são as que aparecem no movimento de contração da musculatura da face: quando nós temos uma pele jovem, elas são puramente dinâmicas e só aparecem quando a gente sorri, faz cara de brava ou de assustada, aparecendo e desaparecendo espontaneamente quando a expressão facial retorna para a normalidade”, explica a dermatologista. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

“Já as rugas estáticas são definitivas: o movimento repetido de contração, em associação com as alterações da pele próprias do envelhecimento, como a perda de colágeno e de elasticidade, fazem com que as rugas dinâmicas se tornem estáticas”, afirma a médica.

Como evitar as rugas estáticas? 

Para evitar as rugas estáticas, o ideal é adotar um tratamento preventivo. O principal deles, de acordo com a dermatologista, é a aplicação de toxina botulínica. “A toxina botulínica impede que essa contração e movimentos repetitivos aconteçam. O momento ideal para começar a aplicação é na fase mais precoce, que é quando as linhas começam a aparecer e a ficar estáticas, porque isso fará com que, no longo prazo, essas rugas não se estabeleçam, uma vez que a musculatura deixou de contrair”, explica Dra. Carolina. 

Rotina de skincare ajuda a minimizar linhas de expressão e envelhecimento

Além disso, a especialista destaca a importância de outros tratamentos que geram impacto positivo na prevenção das linhas de expressão e envelhecimento da pele: “A rotina de skincare com certeza ajuda, mantendo a elasticidade, a produção de colágeno, a qualidade e a hidratação da pele, já que quanto mais seca, mais marcada ela fica”.

Produtos relacionados

O que não pode faltar na sua rotina de cuidados antirrugas

Alguns ativos são apontados pela profissional como os mais importantes na skincare anti-aging: “O ácido hialurônico, que tem função de reparar a barreira da pele, prevenindo a intensificação e o aprofundamento das rugas; a niacinamida; o ácido retinoico e seus derivados, que tem a função de estimular colágeno e também de participar da reestruturação da pele, inibindo as metaloproteinases que degradam o colágeno; o ácido glicólico, que é outra substância que tem ação no estímulo de colágeno, na reestruturação da barreira cutânea e hidratação da pele; o ácido kójico, enfim, todas as substâncias que tiverem influência na produção de colágeno tem uma ação preventiva e reparadora, minimizando essas linhas”. Os antioxidantes também figuram entre as substâncias importantes para evitar as rugas estáticas, como a vitamina C e a vitamina E, que também têm agem na prevenção e no estímulo do colágeno.

Protetor solar e estilo de vida saudável são fundamentais

Outro fator importante destacado pela Dra. Carolina para prevenir as rugas é a proteção solar. “A perda de colágeno e o ressecamento da pele são decorrentes do dano do sol. O envelhecimento extrínseco é relacionado principalmente com a radiação solar. Por isso, é muito importante usar o protetor para evitar o envelhecimento precoce”, comenta a médica. 

Alguns procedimentos estéticos, como preenchimento e laser, também são aliados no tratamento e na prevenção das rugas estáticas. “O ideal é sempre fazer o tratamento sinérgico, combinando os procedimentos com skincare, para que os resultados sejam positivos e naturais”, explica a dermatologista. “Isso, aliado aos cuidados com a alimentação, noites bem dormidas, atividade física. Tudo que evite a degradação do colágeno é muito bem-vindo, pois não é somente um creme ou um procedimento que farão milagres. É uma conjunção de todos esses fatores”, finaliza a médica. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 07 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 07 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Tratamento de pele

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Rugas

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Tratamento de pele

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Tratamento de pele

5 produtos para usar na pele madura durante a menopausa

5 produtos para usar na pele madura durante a menopausa

Rugas

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Tratamento de pele

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência