Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Rugas estáticas x rugas dinâmicas: conheça as diferenças entre elas

Dermatologista explica a diferença entre esses dois tipos de rugas
Dermatologista explica a diferença entre esses dois tipos de rugas

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O envelhecimento da pele é um processo natural e provoca, por exemplo, o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que surgem principalmente no rosto. Porém, você sabia que elas não são todas iguais? A dermatologista Carolina Marçon conversou com o DermaClub para te ajudar a entender a diferença entre rugas estáticas e rugas dinâmicas. A médica explicou o que significa cada uma delas e deu dicas sobre como preveni-las e tratá-las. Confira! 

Rugas dinâmicas X rugas estáticas: qual é a diferença?

Segundo Dra. Carolina, a principal diferença entre as duas é o tempo de permanência da ruga na pele. “As rugas dinâmicas são as que aparecem no movimento de contração da musculatura da face: quando nós temos uma pele jovem, elas são puramente dinâmicas e só aparecem quando a gente sorri, faz cara de brava ou de assustada, aparecendo e desaparecendo espontaneamente quando a expressão facial retorna para a normalidade”, explica a dermatologista. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

“Já as rugas estáticas são definitivas: o movimento repetido de contração, em associação com as alterações da pele próprias do envelhecimento, como a perda de colágeno e de elasticidade, fazem com que as rugas dinâmicas se tornem estáticas”, afirma a médica.

Como evitar as rugas estáticas? 

Para evitar as rugas estáticas, o ideal é adotar um tratamento preventivo. O principal deles, de acordo com a dermatologista, é a aplicação de toxina botulínica. “A toxina botulínica impede que essa contração e movimentos repetitivos aconteçam. O momento ideal para começar a aplicação é na fase mais precoce, que é quando as linhas começam a aparecer e a ficar estáticas, porque isso fará com que, no longo prazo, essas rugas não se estabeleçam, uma vez que a musculatura deixou de contrair”, explica Dra. Carolina. 

Rotina de skincare ajuda a minimizar linhas de expressão e envelhecimento

Além disso, a especialista destaca a importância de outros tratamentos que geram impacto positivo na prevenção das linhas de expressão e envelhecimento da pele: “A rotina de skincare com certeza ajuda, mantendo a elasticidade, a produção de colágeno, a qualidade e a hidratação da pele, já que quanto mais seca, mais marcada ela fica”.

Produtos relacionados

O que não pode faltar na sua rotina de cuidados antirrugas

Alguns ativos são apontados pela profissional como os mais importantes na skincare anti-aging: “O ácido hialurônico, que tem função de reparar a barreira da pele, prevenindo a intensificação e o aprofundamento das rugas; a niacinamida; o ácido retinoico e seus derivados, que tem a função de estimular colágeno e também de participar da reestruturação da pele, inibindo as metaloproteinases que degradam o colágeno; o ácido glicólico, que é outra substância que tem ação no estímulo de colágeno, na reestruturação da barreira cutânea e hidratação da pele; o ácido kójico, enfim, todas as substâncias que tiverem influência na produção de colágeno tem uma ação preventiva e reparadora, minimizando essas linhas”. Os antioxidantes também figuram entre as substâncias importantes para evitar as rugas estáticas, como a vitamina C e a vitamina E, que também têm agem na prevenção e no estímulo do colágeno.

Protetor solar e estilo de vida saudável são fundamentais

Outro fator importante destacado pela Dra. Carolina para prevenir as rugas é a proteção solar. “A perda de colágeno e o ressecamento da pele são decorrentes do dano do sol. O envelhecimento extrínseco é relacionado principalmente com a radiação solar. Por isso, é muito importante usar o protetor para evitar o envelhecimento precoce”, comenta a médica. 

Alguns procedimentos estéticos, como preenchimento e laser, também são aliados no tratamento e na prevenção das rugas estáticas. “O ideal é sempre fazer o tratamento sinérgico, combinando os procedimentos com skincare, para que os resultados sejam positivos e naturais”, explica a dermatologista. “Isso, aliado aos cuidados com a alimentação, noites bem dormidas, atividade física. Tudo que evite a degradação do colágeno é muito bem-vindo, pois não é somente um creme ou um procedimento que farão milagres. É uma conjunção de todos esses fatores”, finaliza a médica. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 07 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 07 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Tratamento de pele

Peeling: qual é o mais indicado para a pele oleosa?

Peeling: qual é o mais indicado para a pele oleosa?

Tratamento de pele

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Tratamento de pele

Creme para área dos olhos com rugas e pés de galinha: veja o mais indicado e como usar na rotina de skincare

Creme para área dos olhos com rugas e pés de galinha: veja o mais indicado e como usar na rotina de skincare

Rugas

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Tratamento de pele

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência