Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

MINÉRAL 89 30ML DE R$119,90 POR R$99,90. APROVEITE AGORA

É preciso pausar a rotina de cuidados para descansar a pele: mito ou verdade?

Você já ouviu dizer que é necessário dar uma pausa na rotina de cuidados com a pele de vez em quando? Confira a opinião de uma dermatologista sobre o assunto / Foto: Instagram   @dermaclub, @karinassilveira
Você já ouviu dizer que é necessário dar uma pausa na rotina de cuidados com a pele de vez em quando? Confira a opinião de uma dermatologista sobre o assunto / Foto: Instagram @dermaclub, @karinassilveira

Redação por Livia Dambrosio

Produtos relacionados

Você já pensou em dar um tempo na sua rotina de cuidados? Muita gente faz isso para fazer uma espécie de “detox” na pele, excluindo todo e qualquer tipo de produto de beleza, quer se trate de maquiagem ou dermocosmético. Mas será que essa atitude faz bem à saúde da pele? Realmente precisamos pausar esse hábito para deixar a região “descansar”? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, que explicou se é mito ou verdade. Veja só!

Precisamos dar uma pausa na rotina de cuidados para a pele descansar?

A médica diz que não! Não podemos de jeito nenhum parar de praticar a rotina de beleza por conta própria. “Os cuidados com a pele de todo o corpo devem ser contínuos, assim como o hábito de escovar os dentes. O que deve ser feito é uma alternância de medicamentos entre ácidos fotossensibilizantes e não sensibilizantes, hidratantes e estimuladores de colágeno para que a região não fique muito sensível nas estações mais quentes”. Desse jeito, conseguimos evitar irritações, coceira, vermelhidão e outros efeitos colaterais.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Você parou a rotina porque algum produto não está dando certo na sua pele? Veja o que fazer:

 Para a limpeza da pele mista e oleosa, o   Normaderm Sabonete Dermatológico, de Vichy  , é uma excelente opção
Para a limpeza da pele mista e oleosa, o Normaderm Sabonete Dermatológico, de Vichy, é uma excelente opção

Se você interrompeu a sua rotina de pele porque algum produto causou um tipo de irritação ou não alcançou o resultado esperado, precisa consultar seu dermatologista para discutir a troca ou então o ajuste da medicação. “Muitas vezes um ácido que é benéfico para a paciente pode causar uma certa sensibilidade se for utilizado em excesso tanto na frequência quanto na quantidade”, explicou Drª Tatiane.

Com a ajuda desse profissional, você descobre a melhor maneira de usar o produto, que pode ser alternando com um hidratante, uma vitamina C ou um ativo anti-inflamatório.

Em alguns casos a rotina da pele deve ser mudada. Saiba em quais:

A dermatologista explica que, em alguns casos, a rotina de pele pode e deve ser mudada. Veja as possibilidades de troca:

1) Quando o clima está mais seco e frio - nesta situação, podemos incluir um hidratante ou então aumentar o uso da água termal para melhorar a tolerabilidade dos tratamentos aplicados, como os ácidos;

2) Quando o dia a dia do paciente muda e ele tem uma exposição solar intensa - as medicações podem ser mudadas e o profissional pode receitar outros produtos que não causam prejuízo à pele devido ao sol;

3) Quando o paciente tem uma queixa diferente, melhora do quadro clínico ou por reclamação de outro problema de pele que passa a incomodar mais - neste caso, a rotina também deve ser alterada priorizando sempre a queixa dessa pessoa.

Podemos montar uma rotina de pele por conta própria?

Para hidratar a pele sem pesar e ainda prevenir os sinais da idade, vale a pena apostar no   Sérum Anti-idade Hyalu B5 Repair, de La Roche-Posay
Para hidratar a pele sem pesar e ainda prevenir os sinais da idade, vale a pena apostar no Sérum Anti-idade Hyalu B5 Repair, de La Roche-Posay

Jamais! A médica atenta que essa atitude não é nada indicada e que toda rotina de cuidados com a pele deve ser orientada por um médico dermatologista que conheça os benefícios e efeitos colaterais dos produtos a serem utilizados. “Muitos medicamentos podem reagir de forma errada se forem utilizados por um tempo contínuo, causando sensibilidade excessiva, hipocromias, afinamento da pele e o surgimentos de vasos”, alertou.

Você não quer ter esses problemas com a sua pele, não é mesmo? Então, para evitá-los, os produtos devem ser prescritos por um dermatologista que vai indicar a melhor rotina de cuidados de acordo com as suas necessidades.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 31 de Maio de 2019
Modificada em: 18 de Julho de 2019

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Manchas na pele

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Manchas na pele

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas na pele

3 produtos que não devem ser usados no sol: como evitar manchas e queimaduras na pele no verão

3 produtos que não devem ser usados no sol: como evitar manchas e queimaduras na pele no verão

Manchas na pele

O peeling químico queimou a minha pele: o que fazer? Como tratar a queimadura e amenizar a mancha escura

O peeling químico queimou a minha pele: o que fazer? Como tratar a queimadura e amenizar a mancha escura

Manchas na pele

Vitamina C ou óleo de rosa mosqueta: qual é o mais indicado para minimizar manchas da pele?

Vitamina C ou óleo de rosa mosqueta: qual é o mais indicado para minimizar manchas da pele?

Manchas na pele

Últimas Matérias

Microbioma da pele: o que é? Entenda o que são cuidados prebióticos, probióticos e pós-bióticos Esfoliante para o couro cabeludo: ajuda com a caspa? Resseca o cabelo? 4 mitos e verdades sobre o assunto Queratina: o que é? Qual é a função da queratina nos cabelos? Como usar na rotina de cuidados capilar? SOS lábios: cuidados e procedimentos para deixar a sua boca ainda mais bonita Os riscos da limpeza de pele excessiva: efeito rebote, irritação... Confira os principais Óleo de Melaleuca (Tea Tree Oil): para que serve? É seguro? Quais os benefícios para a pele oleosa?
Ver mais