Para cada doença de pele há um produto que ajuda no tratamento da coceira, vermelhidão ou de qualquer outro incômodo comum que surge na região. O eczema é uma dermatose que precisa de atenção, principalmente porque existem vários tipos dessa lesão, desde o eczema de contato ao atópico e seborreico. Mas qual é o melhor dermocosmético para aliviar os sintomas de cada tipo de dermatite? O DermaClub entrevistou a dermatologista Flávia Addor, que recomendou os tratamentos e cuidados específicos. Confira!
O que é eczema? Conheça os sintomas do eczema de contato, atópico e seborreico
Eczema é o processo inflamatório da pele, caracterizado por um conjunto de lesões vermelhas, que coçam, descamam e causam muito inchaço. A Dra. Flávia explica que quando o quadro evolui para sua forma aguda, pode levar ao aparecimento de feridas úmidas, com formação de pequenas bolhas (vesículas).
A médica detalha os tipos mais comuns de eczema: “De contato, alérgico ou irritativo a produtos de contato com a pele, como substâncias químicas e metais; atópico, possui uma tendência alérgica genética onde há uma pele mais seca e sensível a irritações e alergias; e seborreico, surge através de inflamações da glândula que produz o sebo em excesso e quando há alterações climáticas ou estresse emocional”.
Como tratar cada tipo de eczema?
De acordo com a dermatologista, os produtos e medicações indicadas para o tratamento dos tipos de eczema precisam ter ação anti-inflamatória. “Corticoides e inibidores de calcineurina, que vão variar de acordo com a intensidade e localização do eczema”, revelou. Entretanto, Drª Flávia atenta que o principal objetivo é identificar a causa, afastar os gatilhos que causam a alergia, no caso da atopia, usar hidratantes apropriados e, se tratando do eczema seborreico, aderir aos shampoos apropriados para remover o excesso de oleosidade sem irritar.
Produtos relacionados
Como prevenir o eczema? Cuidados para evitar essas lesões
Mais importante que o tratamento são os cuidados preventivos para evitar o eczema. A especialista indica todos eles: “Basicamente, afastar os alérgenos no caso do eczema de contato, os gatilhos que envolvem banho muito quente, estresse emocional no caso da atopia e seborreico, além de procurar um dermatologista que vai recomendar as medicações necessárias para controlar e prevenir as inflamações”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Novembro de 2020
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Flávia Alvim Sant'Anna Addor
CRM: 66293
Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!