Produtos relacionados
Por ser o maior órgão do corpo humano, a pele possui funções muito importantes, entre elas, ser responsável por todo o revestimento corpóreo e impedir a entrada de micro-organismos. É essencial manter a região bem cuidada e saudável, conhecendo sua dinâmica, e um estilo de vida saudável. O DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, que tirou todas as dúvidas e contou sobre o funcionamento da cútis.
Saiba as principais funções da pele e a sua importância
A cútis é uma grande capa de proteção do corpo, protegendo-o contra fatores externos. “Se essa região for mantida integra é capaz de auxiliar no controle da temperatura corporal e na hidratação, pois previne a perda de água. Além disso, exerce um papel muito importante na autoestima dos pacientes”, explicou.
Conheça as 3 principais camadas da pele e suas funções
- Epiderme: é a mais superficial e se renova constantemente. É possível observá-la na descamação de queimaduras solares, por exemplo.
- Derme: é a grande responsável pela sustentação e é aonde se encontram as famosas fibras elásticas e de colágeno, que garantem a firmeza e o aspecto jovem da cútis.
- Subcutâneo: a área inferior, formada por células de gordura.
Entenda como o seu estilo de vida afeta o funcionamento da região
Noites mal dormidas, falta de atividade física e má alimentação são fatores que afetam a pele e prejudicam sua saúde. “Sono desregulado gera olheiras mais escuras e pronunciadas, além disso, o álcool e o cigarro aceleram o envelhecimento da pele, pois reduzem a produção de colágeno e, por isso, antecipam o surgimento de rugas e flacidez”, alertou. Segundo a dermatologista, o estresse também é um grande vilão, aumentando a oleosidade da região e, por consequência, agravando as lesões de acne na face.
Mantenha uma pele saudável com a ajuda de dermocosméticos
Dermocosméticos são produtos com ativos farmacológicos que agem nas partes mais profundas da cútis. “Eles atuam renovando a epiderme, removendo as células mais superficiais e na derme estimulam a produção de colágeno. Os que possuem formula hidratante criam uma barreira sobre a primeira camada da pele, evitando a perda de água através dessa área e conferindo uma textura macia e aparência saudável”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Agosto de 2015
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Jordão
CRM: 23783
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Clinical Fellowship em Laserterapia na Bélgica. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atualmente ministrando aulas de Laserterapia e Cosmiatria nos Congressos Brasileiro de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica, Simpósio Anual de Cosmiatria e Laser, entre outros. Além de aplicar treinamento em Fotodermatologia para outros médicos dermatologistas em diversas cidades do Brasil.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!