Creme para rugas: uma hora ou outra esse cuidado precisa entrar na sua rotina de skincare. O envelhecimento da pele, mesmo com a prevenção para retardar ao máximo, chega em algum momento da vida. Os primeiros sinais desse fenômeno surgem em formato de linhas de expressão e rugas nos olhos, na testa, nos cantos da boca e em outros lugares do rosto. Agora que essas marcas são uma realidade, você começa a se questionar: qual é o melhor creme para rugas?
Para te ajudar a escolher o melhor produto, o DermaClub conversou com a dermatologista Camila Rosa. Ela indicou quais ativos esse creme para rugas precisa ter além de outros tratamentos para complementar a rotina de skincare em casa. Veja só!
Quais ingredientes um creme para rugas precisa ter?
Para um creme de rugas fazer efeito, existem inúmeros ativos no mercado que auxiliam no tratamento da pele, visando melhorar a textura, viço, hidratação e, com isso, amenizar os aspectos das rugas finas. “Os produtos mais eficazes são aqueles à base de ácidos como o retinóico, glicólico e lático indicados através da avaliação de um dermatologista, para que cada tipo de pele utilize o mais adequado”, recomendou a médica.
Produtos relacionados
Como aplicar um creme para rugas corretamente?
A maneira de aplicar um creme para rugas profundas ou superficiais conta muito para o sucesso do tratamento. Sendo assim, a Drª Camila revela algumas dicas de como fazer essa aplicação: “Orientamos sempre a quantidade que deve ser suficiente para cobrir a área a ser tratada, sem excessos, e distribuída de maneira uniforme, para não gerar irritação por excesso de produto”. Para facilitar a sua rotina de skincare, segue um passo a passo bem simples de como aplicar o produto:
1. Passe uma camada fina de creme em todas as rugas, ou áreas onde elas podem se formar: testa, entre o nariz e a boca e nos cantos dos olhos.
2. Na testa, faça movimentos verticais para cima utilizando as pontas dos dedos.
3. Nos olhos, também com as pontas dos dedos, realize movimentos de dentro para fora nas bolsas até chegar no cantinho dos olhos.
4. Nos cantos da boca e do nariz, realize os mesmos movimentos de dentro para fora até terminar as bochechas.
Produtos relacionados
É preciso usar um creme específico para rugas em diferentes áreas do corpo?
Para melhorar a aparência das rugas e linhas de expressão, a dermatologista indica utilizar produtos diferentes para o rosto e para o corpo. “São peles diferentes e, por isso, reagem de maneira diferentes. Geralmente o corpo é mais sensível que o rosto, podendo ser até o mesmo tipo de produtos, porém, em veículos e concentração distintas”. Basta investir em um creme para rugas facial e outro que seja específico para as áreas de maior flacidez do corpo. Dessa forma seu tratamento ficará mais seguro e eficaz.
Produtos relacionados
Além do creme, quais outros tratamentos antirrugas o paciente precisa adotar?
Os cremes para rugas são os verdadeiros aliados do dia a dia! Porém, a médica explica que, para um resultado ainda melhor, é necessário que o paciente una a rotina de skincare caseira com procedimentos feitos no consultório. “Hoje temos disponíveis no mercado uma gama de tecnologias e produtos injetáveis que nos ajudam nesse processo, como laser, bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, microagulhas, US microfocado, dentre outros. Procure seu dermatologista e veja o que é mais indicado no seu caso”, recomendou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 24 de Junho de 2022
Modificada em: 22 de Julho de 2022

Palavra do Dermatologista
Drª Camila Rosa
CRM: 143799
Camila Rosa médica graduada pela UNIRIO. Dermatologista com título de especialista pela SBD e SBCD. Membro da Skin of color Society. Pós Graduada em Dermatologia Oncológica no Hospital Sírio-Libanês. Atualmente responsável pelo setor de pele negra da clínica Dermacolor em São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!