Manchas na pele podem se tornar um grande transtorno estético, principalmente nos casos de mancha solar. Elas não só interferem na autoestima como também podem ser um problema de saúde. Por isso, é muito importante evitar esse tipo de lesão da forma correta, e o jeito mais eficaz é o uso adequado do protetor solar. Saiba como prevenir manchas de sol, quais os principais erros na hora de aplicar o protetor e conheça dicas de produtos para a pele com mancha de sol. Confira nossa conversa com a dermatologista Mayara Nascimento sobre o assunto!
Mancha solar: o que é? Qual a diferença entre ela e outras manchas?
De acordo com a dermatologista, a mancha solar tem características específicas que podem diferenciá-la de outros tipos de manchas de pele: “São manchas de tons castanhos claros a escuros que surgem em áreas expostas ao sol, como face, mãos, decote, antebraço e pernas. São manchas assintomáticas, que não coçam, não ardem e tendem a aumentar de tamanho e quantidade com a exposição solar desprotegida”. A principal causa para o surgimento da mancha solar, segundo Dra. Mayara, é a pele desprotegida: “O protetor solar tem a função de filtrar a radiação ultravioleta e diminuir os danos na pele, como manchas, envelhecimento e câncer de pele”.
Quais os principais erros na hora de aplicar o protetor solar?
Outro fator que pode facilitar o surgimento de manchas é aplicar o protetor solar de forma inadequada ou errada. A Dra. Mayara destaca os principais erros que a gente comete na hora de usar esse produto essencial na skincare: “Aplicação em menor quantidade do que a adequada, não observar a validade do protetor solar, esquecer de áreas expostas como orelha, nariz, colo, mãos e pés, não escolher a cosmética adequada do protetor… Hoje em dias temos protetores com multibenefícios e com toque seco, não pegajoso”.
Para prevenir esses erros, a dermatologista dá as dicas para manter a pele sempre protegida e livre de mancha solar. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou uma regra chamada colher de chá para avaliar a quantidade ideal de filtro solar para aplicar. Recomendo que faça uma vez para ver a quantidade ideal: na área do rosto, cabeça e pescoço, 1 colher de chá; para áreas maiores como tronco, 2 colheres de chá; para membros superiores, 1 colher de chá; para as pernas, 4 colheres de chá”, explica a médica.
Qual melhor protetor solar para o rosto com manchas?
Produtos relacionados
Para quem já tem mancha solar, o uso do protetor solar é ainda mais importante, não só para prevenir outras marcas como também para deixar o rosto uniformizado. Para ajudar, o Dermaclub te dá algumas dicas para não errar na escolha do produto. Para quem tem a pele oleosa, o Anthelios Airlicium é a opção perfeita: ele tem uma tecnologia inovadora que mantém a pele sem oleosidade por até 12h, com efeito matte.
Já quem deseja um efeito seco e tem a pele mista e oleosa pode se beneficiar do Idéal Soleil Purify, que tem efeito 3 em 1: controla a oleosidade, proteção solar avançada e ação antipoluição. . E para aqueles que não abrem mão da textura fluida e super hidratante, a aposta é no Anthelios Hydraox! Esse queridinho é ideal para peles normais e secas e tem textura bem cremosa.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 03 de Março de 2022
Modificada em: 03 de Março de 2022

Palavra do Dermatologista
Drª Mayara Nascimento
CRM: 52964565
Dermatologista Especialista pela SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia; Professora de Cosmiatria UFRJ.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!