Se você já aderiu às escovas de limpeza facial, como a FOREO, com certeza já percebeu que elas fazem toda a diferença na rotina de cuidados com a pele. Além de garantirem uma limpeza mais aprofundada, elas ainda realizam uma leve esfoliação e até ajudam a melhorar a circulação da região facial. Mas, por se tratar de uma tendência relativamente recente, muitas pessoas não fazem ideia de como cuidar ou higienizar suas escovas. Confira as dicas da dermatologista Lilia Guadanhim para limpar esses acessórios de skincare!
Como usar uma escova de limpeza facial como a FOREO?
Existem dois tipos de escovas de limpeza faciais: as elétricas e a manuais. Dentro delas, existem as de silicone, como a FOREO, e as que parecem escovas de bebê, com cerdas bem fininhas. De acordo com a dermatologista, cada tipo tem a sua forma de usar, mas no caso das escovas elétricas e de silicone, a pulsação é o diferencial. “Elas podem ser usadas com o rosto úmido e um gel de limpeza adequado para a sua pele. A velocidade da vibração, no caso da FOREO, é programável e deve ser utilizada em movimentos circulares, sem esfregar o rosto”, explicou a médica.
Como limpar a minha FOREO?
Você pode achar que, por usá-la para lavar o rosto, a sua escova de limpeza facial já fica, automaticamente, higienizada. No entanto, muitas das impurezas removidas do rosto ficam acumuladas entre os filamentos, e o enxágue após o uso, embora seja necessário, não é suficiente para eliminá-las por completo. Assim, a Drª Lilia aconselha: “As escovas faciais de vibração ultrasônica podem ser higienizadas normalmente com água e sabonete”. O ideal é fazê-lo pelo menos uma vez por semana e, para secar, deixe a sua FOREO na horizontal, com os filamentos para baixo em cima de uma toalha.
Posso lavar o rosto com a escova de limpeza facial todos os dias?
Segundo a dermatologista, isso depende. “As escovas com vibração ultrassônica causam um turbilhonamento da água e assim conseguem limpar os poros mais profundamente sem agredir a pele. Assim, o uso das escovas ultrassônicas “verdadeiras” pode ser diário, pois causam uma limpeza efetiva e suave. Deve-se no entanto estar atento ao uso das escovas vibratórias “fake”, que muitas vezes tem cerdas ou filamentos mais grosseiros que agridem a pele”, entregou a médica.
A FOREO pode ser usada para aplicar produtos na pele?
Além da limpeza do rosto com água e gel de limpeza, muitas pessoas se perguntam se podem usar o acessório em outras etapas da rotina, como para aplicar hidratante, por exemplo. De acordo com a Drª Lilia, é possível sim: “Algumas escovas têm o modo “massagem” e podem ser usadas com hidratante. No entanto, a superfície para a massagem é lisa – aplicar o produto com a parte onde há os filamentos levará ao uso e ao acúmulo excessivo de produto”. Ainda assim, é essencial higienizar a ferramenta após o uso desta forma.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 18 de Janeiro de 2021
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!