Nem oleosa, nem seca demais: essas são as características de quem tem a pele mista - um tipo bem particular que envolve a oleosidade na “zona T” (testa, nariz e queixo) com as demais áreas do rosto com tendência ao ressecamento. Para cuidar dessa condição, o ideal é adotar uma rotina de cuidados específica com produtos que ajudem a manter o equilíbrio da região. Para aprender a lidar com esse tipo de pele e quais produtos mais adequados usar, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.
Conheça as características da pele mista
A pele conhecida como mista tem como característica maior oleosidade na “zona T” (testa, nariz e queixo) e normal ou seca no restante. Por isso, é importante ter cautela: "É preciso hidratação, controle de oleosidade e não podemos optar por extremos, ou seja, não ressecar ou hidratar demais". esclareceu.
Cuidados para se ter com a pele mista
De acordo com a dermatologista, é preciso adaptar a rotina de cuidados da pele mista. Existem várias estratégias para manter a oleosidade sob controle e não agredir as áreas mais secas:
1) Usar produtos para controle de oleosidade, como os ácidos, apenas nas áreas críticas;
2) Usar hidratantes não gordurosos diariamente deixa a pele menos sensível e aumenta a tolerabilidade dos produtos;
3) Optar por ativos menos irritantes ou com liberação lenta;
4) Evitar o uso de extremos: produtos muito gordurosos para hidratar áreas secas ou produtos muito agressivos nas áreas oleosas;
5) Aplicar sempre camadas finas dos produtos;
6) Optar por soluções de limpeza suaves, como as águas micelares para higienizar o rosto.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 01 de Agosto de 2018
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!