As espinhas são chatas em qualquer lugar, mas espinhas nas costas podem ser bem dolorosas e incômodas. A acne nas costas, ou bacne (uma mistura de acne com a palavra “back”, que significa “costas” em inglês) pode parecer simples, mas também afeta o bem-estar e auto-estima tanto quanto as espinhas na região do rosto, pois também podem criar manchas na pele e, se inflamadas, podem provocar dor. Se você também sofre com espinhas nas costas, saiba tudo sobre as causas, como tratar e algumas dicas para reduzir a bacne.
Quais as causas de espinhas nas costas?
Os motivos para o surgimento da bacne são muitos: tendências genéticas, oscilações hormonais principalmente na adolescência, excesso de oleosidade na pele, má alimentação, estresse e até mesmo o tabagismo podem contribuir para que as espinhas nas costas apareçam. O ciclo menstrual irregular também pode influenciar na formação dessas inflamações. Os homens têm maior chance de terem a bacne, já que a pele masculina costuma ser mais oleosa.
Qual é o melhor tratamento de espinhas nas costas?
Talvez você já saiba como acabar com as espinhas do rosto, mas não tenha noção de como tratar a acne na região das costas. O tratamento, entretanto, não é muito diferente: você precisa fazer uso de um sabonete com eficácia antiacne, de preferência que contenham ácido salicílico, ativo que controla a oleosidade e o surgimento de novas espinhas. O tônico também pode ser usado, assim como algum remédio para espinhas à base de clindamicina ou isotretinoína. É sempre importante lembrar que antes de tudo, você deve consultar seu dermatologista, ok?
Produtos relacionados
Dicas para diminuir a acne nas costas
1. Não use roupas apertadas
Roupas muito apertadas ou justas acabam comprimindo a pele, estimulando o suor e obstruindo os poros, o que pode causar espinhas. O ideal é usar roupas leves, mais largas e confortáveis. Se for fazer exercícios, dê preferência para roupas com 100% de algodão e de cor clara, que não levam corantes de fabricação e reduz o risco de irritação. O tecido de algodão absorve o suor, evitando que ele se acumule na pele.
2. Tome banho frio
A água quente abre os poros e estimula a oleosidade da pele, por isso, fuja dos banhos muito quentes! O banho frio ajuda a fechar os poros e manter a pele mais saudável. No inverno ou dias frios, opte pela água morna.
3. Cuide da alimentação
Alimentos muito gordurosos, frituras, açúcar refinado, leite e laticínios podem contribuir para o surgimento da bacne e ainda desencadear um processo inflamatório. Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em verduras e legumes.
4. Escolha produtos oil free
É importante usar dermocosméticos que não estimulem a produção excessiva de oleosidade na pele. Por isso, na hora de escolher seu hidratante ou loção, evite produtos que contenham óleo em sua composição, optando por fórmulas oil free, com textura gel ou toque seco.
5. Nada de espremer as espinhas!
Por mais tentador que seja, não esprema, mexa ou cutuque a espinha, principalmente com as mãos sujas! Além do risco de infecção, isso pode gerar marcas e cicatrizes na pele. Resista à tentação e deixe que elas desapareçam naturalmente.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 05 de Julho de 2021
Modificada em: 22 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!