Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

É verdade que as espinhas no rosto são mais comuns no verão? Por quê?

Dermatologista explica porque as espinhas no rosto aparecem com frequência no verão
Dermatologista explica porque as espinhas no rosto aparecem com frequência no verão

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ter espinhas no rosto é uma realidade constante para você? Se a resposta for sim, é importante tomar alguns cuidados para ter total controle da acne, principalmente durante a estação mais quente do ano: o verão. Muitos dizem que quem tem a pele oleosa e acneica sofre mais com o surgimento de cravos e espinhas por conta do sol. Mas será que é verdade? Por que isso acontece?

Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre a acne no rosto relacionadas aos raios solares, conversamos com a dermatologista Tatiane Curi, que explicou como essas espinhas surgem durante o verão, além dos cuidados durante a rotina de skincare e a melhor forma de prevenir esse tipo de lesão. Veja só o que ela disse!

O que é a acne solar? Quais as causas dessas espinhas no rosto e no corpo?

Esse tipo de acne, chamada de erupção acneiforme, é diferente daquelas espinhas que aparecem no dia a dia. De acordo com a médica, elas são caracterizadas por múltiplas bolinhas vermelhas com ou sem pus parecidas com pequenas espinhas que normalmente aparecem em algumas regiões do corpo (rosto, pescoço, tórax, dorso e até na região superior dos braços) depois de passar muito tempo tomando sol.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

“Ela normalmente difere da acne normal por ter alguns fatores desencadeantes, além da predisposição genética (mais comum na acne vulgar), como a exposição prolongada ao sol e o uso de protetor solar comedogênico (que obstruem os poros)”, esclareceu a Drª Tatiane.

Por que a acne no rosto é mais comum durante o verão?

Existem motivos para que o surgimento das espinhas seja mais comum durante o verão e a dermatologista explica: “O calor e a radiação ultravioleta causam um inchaço nos poros e estimula a glândula sebácea a produzir mais sebo e oleosidade. Todas essas substâncias liberadas (óleos e sebo, juntamente com a sudorese) podem acabar obstruindo os poros, desencadeando um processo inflamatório, causando as espinhas”.

Só quem tem a pele oleosa e acneica pode ter acne solar?

Embora sejam mais comuns, as espinhas não aparecem só nos pacientes que têm a pele oleosa e acneica. A Drª Tatiane esclarece: “Os donos da pele oleosa e com predisposição genética, têm sim mais chance de desenvolver acne no verão. No entanto, aqueles que fazem uso de cosméticos ou protetores muito oleosos, grossos e que obstruem os poros, podem ter acne solar também”.

Como prevenir as espinhas durante o verão?

  • - Usar sabonete ou gel de limpeza que controla o excesso de oleosidade nessas áreas mais oleosas;
  • - Passar um protetor solar para a pele oleosa adequado para proteger a pele da radiação solar excessiva. O produto precisa ter um veículo leve e adequado para o seu tipo de pele, como textura gel, gel creme, loção oil free e toque seco são os mais adequados para essa época do ano;
  • - Complementar a fotoproteção com protetores físicos, como guarda -sol, chapéu, viseiras e até roupas com proteção ultra violeta;
  • - Remover completamente o protetor solar após a exposição também é de extrema importância para que a pele não acumule os produtos, deixando os poros desobstruídos.

Produtos relacionados

Como tratar as espinhas no verão sem correr o risco de ter marcas de acne?

Se aparecer uma espinha no rosto ou no corpo durante o verão, o primeiro passo é não espremer nem cutucar as lesões inflamadas. “A soma de espinhas manipuladas + sol podem deixar marcas de hipercromias pós-inflamatórias, as temidas manchas escuras na pele”.

O uso adequado do protetor solar na pele com marcas também é de extrema importância! Por isso, Tatiane recomenda: “Opte por filtros solares específicos para pele oleosa com toque seco, matificantes, oil control e seborreguladores com ativos que também auxiliam no tratamento da inflamação”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 17 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 17 de Fevereiro de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Produtos para pele oleosa: conheça os 4 melhores para combater a oleosidade, cravos e espinhas

Produtos para pele oleosa: conheça os 4 melhores para combater a oleosidade, cravos e espinhas

Acne e espinha

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Acne e espinha

Pele descascando: saiba como a hidratação pode evitar esse problema

Pele descascando: saiba como a hidratação pode evitar esse problema

Rosto

Niacinamida para manchas na pele: como esse ativo age no rosto com hiperpigmentação

Niacinamida para manchas na pele: como esse ativo age no rosto com hiperpigmentação

Rosto

Vitamina C para o rosto: entenda as diferenças entre o ácido ascórbico puro e os derivados

Vitamina C para o rosto: entenda as diferenças entre o ácido ascórbico puro e os derivados

Rosto

Retinóides: saiba como essas substâncias regulam a oleosidade da pele e ajudam a evitar cravos e espinhas

Retinóides: saiba como essas substâncias regulam a oleosidade da pele e ajudam a evitar cravos e espinhas

Acne e espinha

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência