Com a função de proteger a pele, a barreira cutânea nada mais é que um conjunto de gorduras, na sua maioria ceramidas, que ajudam a manter a saúde e a beleza dessa região. No entanto, existem inúmeros fatores que a podem danificar, causando problemas que vão dos mais simples - como coceira e vermelhidão - aos mais complexos, como vários tipos de dermatite. Para esclarecer o que acontece e quais são algumas dessas causas, a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, contou tudo ao DermaClub. Entenda!
Barreira da pele é danificada diariamente com hábitos corriqueiros
Segundo a Drª Betina, a barreira cutânea é frágil e bastante suscetível a ser danificada com alguns hábitos comuns, que não são tão adequados para a saúde da pele. “Ela é afetada diariamente quando a gordura é removida da nossa pele, removendo as ceramidas. Isso pode acontecer de diversas formas: um banho muito quente, por exemplo, o clima, o estresse ou até o avanço da idade”, esclareceu.
Confira alguns fatores que comprometem a integridade da barreira da pele:
- Poluição;
- Exposição solar excessiva e sem proteção;
- Clima frio e ventoso;
- Ar condicionado;
- Atrito com roupas;
- Limpeza inadequada, com sabonetes demasiado adstringentes;
- Esfoliação excessiva;
- Banhos muito quentes;
- Lesões;
- Baixa umidade do ar;
- Estresse.
Como restaurar a barreira cutânea na sua rotina de cuidados com a pele
Além de restaurar o prejuízo já estabelecido, é importante prevenir novos danos na nossa barreira cutânea, através de uma rotina regrada e equilibrada. “É importante manter a pele sempre bem hidratada, para repor o máximo de ceramidas. É possível repô-las de forma tópica e transdérmica, através de cremes; ou de uma maneira endógena do nosso organismo”, explicou a dermatologista.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 15 de Maio de 2018
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!