Produtos relacionados
O protetor solar é um dos principais produtos que não podem faltar na sua rotina de skincare. Ele deve ser usado todos os dias - independentemente da estação do ano -, assim, você consegue conquistar uma pele mais bonita, saudável e jovem, além de prevenir a formação de manchas e doenças, como o melanoma. Mas você sabia que existe mais de um tipo de protetor solar? O produto pode ter na fórmula filtros químicos e/ou físicos e cada uma protege a pele da radiação de maneira diferente. O DermaClub explica mais sobre as características e funções entre os dermocosméticos.
Protetor solar químico
O tipo de filtro mais conhecido é o químico, que possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta (altamente energética) transformando-a em radiação de baixa energia. Desta forma, ele cria uma proteção química na camada da pele, reagindo com a radiação solar e bloqueando a sua penetração. Além disso, é importante que o protetor solar seja de amplo espectro, protegendo a pele da radiação UVB e UVA. Não se esqueça de reaplicado-lo com frequência, principalmente em caso de exposição intensa.
Protetor solar físico
O protetor físico, também chamado de inorgânico, é composto por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que geralmente conferem cobertura a fórmula. Assim, os raios são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do fotoenvelhecimento. É ideal para crianças, pessoas alérgicas e grávidas.
Qual é o melhor protetor solar?
Em ambos os casos, a eficácia do fator de proteção solar funciona da mesma forma, evitando os danos nocivos dos raios solares Porém, é importante achar o protetor ideal para o seu tipo de pele ou o benefício que você quer, ou seja, se sua pele for oleosa, um protetor com tecnologia antioleosidade é o ideal, mas se você estiver buscando prevenção ou correção dos sinais do envelhecimento, um protetor solar anti-idade com antioxidantes na fórmula é a melhor opção. Peça ajuda do seu dermatologista para achar a melhor opção para a sua pele!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Agosto de 2015
Modificada em: 10 de Março de 2020
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!