O filtro solar é um dos produtos indispensáveis para incluir em sua rotina. Segundo especialistas, o dermocosmético deve ser usado sempre, independente do clima e até mesmo em ambientes fechados e dias nublados para proteger o rosto e o corpo dos danos nocivos da radiação solar. No entanto, alguns cuidados com a aplicação garantem maior eficácia, como passá-lo 30 minutos antes de sair de casa. O DermaClub te explica por quê!
Por que é importante passar o filtro solar 30 minutos antes de sair?
Grande parte dos protetores contém substâncias que precisam de certo tempo para se adaptar à pele e, só então, efetuar sua ação. Por esse motivo, é indicado que se use o filtro com, no mínimo, FPS 30, ao menos 30 minutos antes de sair de casa, aplicado em todas as áreas do corpo expostas ao sol, principalmente no rosto, pescoço e colo. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica reaplicar o protetor no intervalo de duas em duas horas para garantir a proteção da pele.
O filtro solar físico é melhor?
De acordo com dermatologistas, não existe diferença na efetividade entre os protetores físicos ou químicos. No entanto, a distinção se dá pela forma como eles agem na pele. O filtro químico precisa de um tempo de adaptação à pele e, só assim, protegê-la - daí o tempo de 30 minutos, em média -, enquanto o físico oferece o bloqueio do sol a partir do momento que é aplicado, visto que refletem e dispersam a radiação.
Veja dicas de como escolher o seu protetor solar
Quem possui sensibilidade cutânea, por exemplo, pode optar por um filtro físico, que apresenta fórmula mais suave e seus componentes dificilmente causam reações na pele. Já pacientes que não tenham restrições e não apresentam doenças, como urticária solar ou lúpus, podem investir em um protetor químico, que não haverá comprometimento da ação fotoprotetora, mas não se deve esquecer de aplicá-lo 30 minutos antes de sair de casa.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 12 de Dezembro de 2015
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Vanessa Metz
CRM: 52794953
Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!