Muito comum, a foliculite é uma inflamação que acontece nas áreas pilosas do corpo e se reflete no surgimento de várias bolinhas vermelhas na pele. Geralmente, ela aparece por conta das práticas de depilação mais comuns, como a cera e a lâmina, adotadas por quem quer se livrar dos pelos. Para entender por que isso acontece e como evitar a erupção, o DermaClub conversou com a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro. Veja só!
O que é foliculite e por que acontece?
De acordo com a médica, “a foliculite em si já é a inflamação do folículo piloso e pode acontecer por conta de um pelo encravado ou após um trauma local, como a depilação. É comum acontecer em áreas com pelos e de atrito - como barba, virilha, glúteos, coxas e axilas”, explicou. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também afirma que esse problema pode ser motivado devido uma infecção bacteriana, fúngica ou por vírus. A complicação é caracterizada por lesões em formato de bolinhas avermelhadas que podem ter pontas brancas em torno dos folículos, muitas vezes apresentando coceira e dor.
Como a depilação pode causar a foliculite?
Segundo a Dra. Vanessa, “a depilação com cera e com lâmina costumam ser as que mais causam foliculite”. Isso porque, muitas vezes, esses procedimentos não respeitam a direção do crescimento do pelo - se ele nasce de cima para baixo, é importante fazer a raspagem no mesmo sentido. Desta forma, conseguimos evitar o acentuamento da curvatura do pelo e a piora da inflamação.
Cuidados após a depilação para evitar a foliculite
Para evitar o surgimento das bolinhas vermelhas, o ideal é sempre realizar a depilação com a pele limpa. Após o procedimento, a dermatologista também indica alguns cuidados: “Usar um produto hidratante sem álcool, parabenos ou fragrância e com princípios ativos calmantes”. Um bom exemplo de ativo é a água termal.
Produtos relacionados
A depilação a laser é a melhor maneira de prevenir a foliculite?
A dermatologista afirma que sim. “O procedimento a laser a longo prazo é o mais indicado, pois diminui o crescimento do pelo, e evita a necessidade de outras práticas depilatórias constantes, que podem desencadear a foliculite”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 05 de Abril de 2018
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Vanessa Metz
CRM: 52794953
Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!