Bolinhas vermelhas no corpo: você possui esse problema? Saiba que esse pode ser um sintoma muito comum de foliculite. Principalmente se essas lesões são acompanhadas de muita coceira e irritação na pele. Se esse é o seu caso, provavelmente está procurando uma forma de como tratar a foliculite. Pode ficar despreocupado, pois o DermaClub está aqui para te ajudar! Conversamos com a dermatologista Mayara Nascimento que indicou as melhores formas de tratamento para essas bolinhas vermelhas no corpo. Veja só!
Quais são os sintomas da foliculite? Em quais lugares a foliculite pode surgir?
Foliculite é uma infecção da pele que se inicia nos folículos pilosos que pode ser causada por bactérias ou fungos. De acordo com a especialista, a foliculite surge em qualquer área do corpo com pelos, sendo mais comum na região das nádegas, virilha e na barba, no caso dos homens. “Apresenta-se como pequenas bolinhas vermelhas inflamadas, bem confundidas como espinhas, de ponta amarela, que coçam e doem em alguns casos”, explicou. Conheça outros sintomas da foliculite:
- A pele pode ficar avermelhada e inflamada;
- Sensibilidade na região;
- Lesões elevadas com pus amarelado no meio;
- Bolinhas que causam dor intensa;
- Formação de cicatrizes nos casos mais graves.
Foliculite: como tratar? Quais são os tratamentos mais indicados para a foliculite?
Antes de falar sobre o tratamento da foliculite, é importante avaliar o tipo de foliculite e a gravidade da infecção, conforme explica a dermatologista. “Para foliculite superficial, o recomendado são cuidados básicos, como o uso de produtos com renovador celular na rotina e peelings no consultório”. Já nos casos mais problemáticos, pode ser necessário o uso de antibióticos e corticóides para ajudar na melhora dos sintomas. É o que indica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
7 cuidados para acabar com as bolinhas vermelhas no corpo
Produtos relacionados
- 1. Manter a pele limpa;
- 2. Secar bem o corpo após o banho;
- 3. Evitar coçar a região com foliculite;
- 4. Não espremer as bolinhas vermelhas para não infeccionar;
- 5. Evitar a higiene com sabonete antisséptico que deixa a pele seca e elimina bactérias protetoras;
- 6. Manter a pele hidratada, usando hidratantes sem cheiro, sem corantes, sem perfume, aplicar no corpo todo sempre após o banho, no mínimo, duas vezes ao dia;
- 7. Tratamentos complementares e específicos devem ser recomendados após avaliação do médico dermatologista.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 26 de Janeiro de 2022
Modificada em: 26 de Janeiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Drª Mayara Nascimento
CRM: 52964565
Dermatologista Especialista pela SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia; Professora de Cosmiatria UFRJ.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!