Você já ouviu falar em foliculite? São aquelas bolinhas vermelhas na pele que aparecem por conta de uma inflamação nas áreas pilosas do corpo - ou seja, que possuem pelo. Sendo assim, é muito comum notar a foliculite na virilha, coxas, glúteos, rosto (na região da barba) e até mesmo no couro cabeludo. Essas lesões são bem famosas por causarem coceira, manchas vermelhas e, consequentemente, manchas escuras.
Mas o que causa a foliculite? Qual é o melhor remédio para tratar esse problema? Como podemos evitar a formação das bolinhas vermelhas na pele? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro, que contou os cuidados que devemos ter com a foliculite. Veja só!
Como as bolinhas vermelhas de foliculite surgem na pele?
De acordo com a médica, “a foliculite ocorre quando o pelo nasce curvo ou quando mais de um pelo sai do mesmo folículo piloso. Ela também é mais comum em homens com barba densa, porém, pode acontecer em mulheres”, disse. Por outro lado, existem regiões mais suscetíveis ao problema. A foliculite na virilha, por exemplo, é bem mais comum do que em outras regiões do corpo por conta da sua alta concentração de pelos e por conta do grande atrito na região. Sem falar que o método de depilação escolhido acaba influenciando no aumento das bolinhas vermelhas na pele, podendo acentuar essa inflamação, refletindo no desenvolvimento de manchas escuras.
5 cuidados para evitar as bolinhas vermelhas na pele causadas pela foliculite
Segundo a Dra. Juliana é possível evitar a foliculite colocando alguns cuidados em prática na sua rotina de cuidados com a pele.
1. Se depilar corretamente: “Precisamos realizar a depilação sempre respeitando a direção do crescimento do pelo, ou seja, se ele nasce de cima para baixo, é importante fazer a raspagem no mesmo sentido”, disse a dermatologista. Quando a lâmina é usada ao contrário, acentuamos a curvatura do pelo, causando, assim, a piora da inflamação.
2. Ter uma rotina de cuidados antes da depilação: “Escolha um ambiente com maior vapor, de preferência no box com a temperatura da água quente, ou coloque uma toalha morna na região a ser depilada”, indicou. Essas técnicas deixam o pelo mais propício para a retirada.
3. Hidratar a pele com cremes ou loções hidratantes e calmantes.
Produtos relacionados
4. Usar água termal, sempre que sentir a região irritada.
Produtos relacionados
5. Evitar o uso de roupas muito apertadas que causam atrito no corpo.
Como tratar a foliculite na virilha, nas pernas, no bumbum e em outras partes do corpo?
O tratamento vai depender do estágio em que a foliculite se encontra. “Existem casos que o uso tópico de antibióticos acaba sendo útil ou produtos com ácido salicílico podem ajudar. Dependendo da intensidade do problema, o médico indica uma medicação através de comprimidos”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Janeiro de 2018
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Neiva
CRM: 663883
Dra. Juliana Neiva é médica Pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui título de Especialista em Dermatologia, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Sempre atualizada, frequenta os mais importantes congressos nacionais e internacionais. Fez inúmeros cursos e workshops em Dermatologia Clínica e Estética, ministrados pelos principais especialistas estrangeiros na área. Além disso, é colunista em rádios e autora do livro Guia Prático da Beleza por dentro e por fora.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!