Você sabe o que é foliculite? É uma inflamação que atinge os folículos pilosos, formada por bolinhas vermelhas, muitas vezes amareladas no centro, que causam coceira e inchaço na região. Elas podem surgir em qualquer área do corpo com pelos, por conta de fatores como bactérias ou até mesmo o atrito de roupas apertadas. Mesmo sendo um tema comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto, como: foliculite é um tipo de acne? Posso usar os mesmos produtos para cravos e espinhas? O DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon que esclareceu essas e outras dúvidas referente a esse problema de pele. Confira!
O que é a foliculite? O quadro pode ser considerado um tipo de acne?
A foliculite é uma inflamação do folículo piloso, que é a unidade de onde sai o pelo. Embora pareça bastante, a Drª Carolina Marçon garante que esse problema não tem nada a ver com espinhas. “A acne é uma dermatose inflamatória que tem componente genético e uma bactéria específica. Por outro lado, as pessoas que possuem uma pele mais oleosa e com tendência à inflamação, talvez tenham uma chance maior de desenvolver a foliculite”, revelou a médica.
Quais são as principais causas da foliculite?
A foliculite não surge na sua pele do nada. O problema é recorrente de uma dificuldade da saída do pelo ou do crescimento atrapalhado do folículo. A dermatologista explica melhor como isso acontece: “O pelo vai crescendo, rompendo a epiderme, até sair da pele. Se existe qualquer tipo de obstrução da saída do fio, ele fica retido e causa a inflamação”. Nenhuma área pilosa do corpo está livre de desenvolver a foliculite. Ela pode surgir na barba, pernas, coxas, virilha e até no couro cabeludo.
O tratamento da foliculite pode ser feito com os mesmos produtos para cravos e espinhas?
A Drª Carolina conta que alguns produtos para a acne também são usados no tratamento da foliculite. “Basicamente a terapia consiste em desinflamar os folículos com anti-inflamatórios e antibióticos de uso tópico e usar substâncias que tenham uma capacidade queratolítica, que deixam a pele mais fina para facilitar a saída do pelo, como o ácido retinóico”, indicou.
Produtos relacionados
4 maneiras bem simples de prevenir a foliculite:
1) Não fazer uso de roupas muito apertadas no corpo;
2) Evitar ficar muito tempo sentado;
3) Limpar sempre muito bem a região;
4) Trocar a depilação tradicional pelo procedimento a laser.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 15 de Janeiro de 2021
Modificada em: 15 de Janeiro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!