Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Guia completo de como escolher o primeiro antioxidante para a sua pele

Saiba como escolher o melhor antioxidante para a sua pele / Foto: Getty Images
Saiba como escolher o melhor antioxidante para a sua pele / Foto: Getty Images

Redação por Livia Dambrosio

Você pode não perceber, mas ao longo do dia, nossa pele está exposta a vários vilões. A poluição, radiação solar, o tabagismo, a má alimentação e até mesmo a radiação emitida por celulares e outros aparelhos eletrônicos (conhecida como luz visível)... Tudo isso pode danificar a nossa pele com a produção dos radicais livres - moléculas instáveis que causam danos às estruturas como colágeno e elastina da pele e, consequentemente, aceleram o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce.

Para neutralizar a ação desses radicais livres e manter a nossa pele forte e preparada para enfrentar esses vilões do dia a dia, é importante incluir uma etapa importantíssima na rotina de cuidados com a pele – o antioxidante! O DermaClub preparou um guia completo cheio de dicas para você escolher o seu primeiro produto antioxidante. Confira!

Qual é o melhor antioxidante para a minha pele?

Para escolher o antioxidante perfeito para você, tudo depende das características da sua pele! Uma dica importante é sempre buscar por antioxidantes em base em sérum, que têm rápida absorção, sensorial agradável e podem ser incorporados em diversas rotinas de cuidados sem atrapalhar o dia a dia. Com base na opinião de vários especialistas, separamos os melhores ingredientes e características para cada tipo de pele:

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Para uma pele mais oleosa e com tendência à acne: procure formulações com antioxidantes como vitamina C pura ou ácido L-ascórbico, ácido ferúlico e Phloretin em bases leves e de rápida absorção, como séruns. Os séruns serão perfeitos para manter a sua pele com toque seco, sem acrescentar oleosidade, atrapalhando a aplicação de outros produtos como filtro solar. O ácido L-ascórbico e o ácido ferúlico combinados oferecem uma potente combinação antioxidante, duplicando os benefícios do ácido L-ascórbico e ainda mantêm o sensorial da fórmula super sequinho.

Para peles normais: não há muita restrição - procure sempre por formulações confortáveis na sua pele. O sérum é uma ótima opção, pois como tem rápida absorção, facilita a aplicação da make ou do protetor solar sobre o sérum sem perder tempo.

Para peles maduras ou mais secas: as fórmulas que misturam vitamina C com a vitamina E, são ideais, pois apresentam ação antioxidante potencializada e a Vitamina E ainda contribui para a hidratação da pele.

Dica importante: a textura sérum é aquela que sempre combina com todo tipo de pele. Se você estiver em dúvida quanto a qual veículo escolher, opte sempre por esse.

Vitamina C pura, vitamina E e ácido ferúlico: conheça os ativos antioxidantes mais poderosos!

Vitamina C pura: combate a ação dos radicais livres ao mesmo tempo que estimula a produção das fibras de colágeno, ajudando a reparar as rugas, linhas de expressão e melhorar a firmeza da pele. Ele também deixa a pele mais luminosa e uniforme, e ainda ajuda a clarear as manchinhas.

Vitamina E: A Vitamina E age neutralizando os radicais livres na pele, mas ainda tem uma ótima capacidade hidratante na pele.

Resveratrol: esse é famoso por estimular antioxidantes naturais do corpo, aumentando a defesa das células contra os danos externos da radiação, dos poluentes, má alimentação e tabagismo. O Resveratrol consegue fortalecer os nossos mecanismos de defesa durante o dia e estimular os mecanismos de reparo da nossa pele durante a noite, sendo um potente aliado contra o envelhecimento.

Ácido ferúlico: Além de ser um potente antioxidante, o ácido ferúlico ainda auxilia na cicatrização de feridas, mas uma das suas propriedades mais incríveis é agir em sinergia com a Vitamina C pura e Vitamina E, para uma ação antioxidante ainda mais poderosa deixando a pele ainda mais protegida. Então, se você usar o ácido ferúlico com um desses dois ativos, sua pele vai ficar ainda mais protegida!

Extrato de arroz roxo: originado de extratos específicos de oryza sativa da China, o extrato de arroz roxo possui uma ação antioxidante, neutralizando radicais lives, mas seu diferencial é sua capacidade de inibir a ação das enzimas hialuronidases, enzimas que degradam o ácido hialurônico na pele, prevenindo e corrigindo os sinais do envelhecimento.

Algumas opções de SkinCeuticals para escolher o seu primeiro antioxidante:

Serum 10: serve para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão, prevenir o envelhecimento, proteger a pele contra os radicais livres das fontes de agressões do dia a dia.

Um antioxidante perfeito para todos os tipos de pele é o     Serum 10, de Skinceuticals
Um antioxidante perfeito para todos os tipos de pele é o Serum 10, de Skinceuticals

C E Ferulic: é ótimo para peles normais e secas. Reduz as rugas até mesmo as mais profundas, aumenta a firmeza e recupera a elasticidade. Ele também protege a pele contra os radicais livres.

Para peles normais a secas, vale apostar no antioxidante     C E Ferulic, de SkinCeuticals
Para peles normais a secas, vale apostar no antioxidante C E Ferulic, de SkinCeuticals

Phloretin CF: indicado para todos os tipos de pele, inclusive aquelas com manchas. Ele age na redução das rugas, além de proteger contra os radicais livres.

    Phloretin CF, de SkinCeuticals   , é perfeito para quem tem manchas na pele
Phloretin CF, de SkinCeuticals , é perfeito para quem tem manchas na pele

AOX + EYE gel: atende a todos os tipos de pele e a todas as idades. Esse antioxidante também é focado no tratamento da área dos olhos, prevenindo e tratando as rugas da região, além de reduzir sinais de fadiga e olheiras.

Para os olhos, um cuidado antioxidante perfeito é o   AOX + Eye Gel, de SkinCeuticals
Para os olhos, um cuidado antioxidante perfeito é o AOX + Eye Gel, de SkinCeuticals

Lembre-se que todos eles ajudam a potencializar a proteção solar!

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

Publicada em: 09 de Abril de 2019
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Tratamento de melasma: como um protetor solar com ação anti-manchas ajuda a corrigir essas marcas

Tratamento de melasma: como um protetor solar com ação anti-manchas ajuda a corrigir essas marcas

Manchas na pele

Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas? Descubra o melhor tratamento

Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas? Descubra o melhor tratamento

Manchas na pele

Mancha no buço: é possível tratar em casa? Rotina de skincare para amenizar a marca no rosto

Mancha no buço: é possível tratar em casa? Rotina de skincare para amenizar a marca no rosto

Manchas na pele

Ácido tranexâmico, glicólico, vitamina C, retinol... Conheça os principais ácidos para o tratamento de manchas

Ácido tranexâmico, glicólico, vitamina C, retinol... Conheça os principais ácidos para o tratamento de manchas

Manchas na pele

Skincare no verão: 4 produtos para prevenir queimadura solar, mancha, câncer de pele e envelhecimento precoce

Skincare no verão: 4 produtos para prevenir queimadura solar, mancha, câncer de pele e envelhecimento precoce

Manchas na pele

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Manchas na pele

Últimas Matérias

Melasma, sardas, melanoma: 5 tipos de manchas que podem surgir com a exposição solar Produtos para limpeza de pele caseira: gel de limpeza, esfoliante... 6 cuidados para ter no ritual Protetor para pele oleosa: conheça a diferença entre os produtos para cada situação O que usar na queimadura solar? Conheça produtos + cuidados para diminuir a ardência e manchas na pele Colágeno hidrolisado é bom? Qual é a melhor forma de prevenir e repor a perda dessa substância na pele? Melhor protetor solar para o verão: conheça as opções de produtos, FPS certo e textura ideal para a sua pele
Ver mais

escolha a loja de sua preferência