Com o passar do tempo, as áreas mais expostas do corpo, como mãos e pés, tendem a ficar mais ressecadas e escurecidas. No entanto, é possível amenizar esses efeitos e conquistar uma pele macia e lisinha, com ajuda de cuidados diários específicos. O DermaClub conversou com a dermatologista Daniele Pimentel, de São Paulo, para entender o que causa o ressecamento de algumas regiões do corpo e quais hábitos podem colaborar para a hidratação da pele. Confira!
Entenda por que regiões específicas do corpo costumam ser mais ressecadas
Segundo a médica, áreas do corpo como mãos, cotovelos, joelhos e pés costumam ser as mais ressecadas. Isso porque essas regiões são extremamente expostas e muito afetadas pelo inverno, devido às temperaturas baixas, vento e redução da umidade. Além disso, com os banhos quentes e demorados, comuns na estação mais fria, a pele fica mais seca, podendo apresentar sinais como vermelhidão, descamação e coceira. “Partes do corpo como joelhos e cotovelos, por exemplo, são áreas de dobras e de apoio. Assim, sofrem mais traumas ao longo do dia, necessitando de cuidados especiais”, disse.
Saiba a importância de hidratar as áreas mais ressecadas do corpo
De acordo com a dermatologista, o primeiro passo para manter mãos, cotovelos e joelhos longe do ressecamento é investir na hidratação diária da pele, principalmente, à noite. O período de sono é ideal para apostar em uma nutrição mais intensa, já que nesse momento o corpo fica mais suscetível à penetração dos dermocosméticos.
Produtos relacionados
Quais são os cuidados necessários para a pele ressecada?
Creme para as mãos: Deve ser aplicado logo depois da higiene, para renovar e nutrir a pele. É importante procurar cremes reparadores que, além da textura de rápida absorção para a região das mãos, tenha em sua fórmula ativos como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas.
Creme para os pés: Além do cuidado com a hidratação dos pés, existem produtos específicos para essa região que contém ativos que auxiliam na renovação da pele ressecada e suaviza a textura dos pés, como o ácido salicílico.
Cuidados no banho: Além de evitar banhos muito quentes, é importante usar sabonetes que ofereçam uma limpeza suave e que deixe a sensação de pele hidratada mesmo após o enxágue.
Além disso, Daniela também recomenda: “Evitar o uso de sabonetes antissépticos, pois pioram o ressecamento da pele. Assim como os banhos quentes, que removem a barreira de proteção do corpo, principalmente quando somados ao atrito de esponjas. A utilização excessiva de álcool gel nas mãos, por exemplo, também coopera para deixar a pele mais seca”.
E sabia que o uso do protetor solar também pode amenizar o problema? “O produto evita o escurecimento de joelhos e cotovelos, além de seu uso ser imprescindível durante todo o ano na prevenção contra o câncer de pele e manchas solares, que são muito comuns nas mãos”, contou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 25 de Julho de 2017
Modificada em: 08 de Setembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Daniela Pimentel
CRM: 112165
Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira. Dra. Daniela também ainda é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica assistente e colaboradora do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!