Produtos relacionados
No inverno, a pele costuma ficar mais seca e propensa à irritações. Diante disso, mantê-la hidratada e limpa, algumas vezes, é um grande desafio por conta da variação do clima. O DermaClub conversou com a dermatologista Marina Barletta, de São Paulo, que explicou melhor sobre a hidratação multifuncional, tratamento que equilibra a textura da pele. Confira!
O que é a hidratação multifuncional e qual o benefício da técnica?
A hidratação multifuncional é aquela em que a pele é nutrida de diferentes formas, com produtos específicos, visando acabar com o desequilíbrio do manto cutâneo, que leva à perda de água, deixando-a ressecada. O método protege a pele para que ela se regenere, fique lubrificada e protegida das agressões físicas e térmicas. Desse modo, a hidratação ainda minimiza o envelhecimento precoce por meio da adição de ativos com ação antioxidante e anti-inflamatória nos dermocosméticos usados.
Quais os principais ativos dos hidratantes?
Segundo Dra. Marina, os produtos para esse tipo de cuidado possuem propriedades diferenciadas e assertivas contra o problema: “Um hidratante multifuncional é capaz de reduzir a perda de água e, ao mesmo tempo, reter este líquido na camada mais superficial”, esclarece. Conheça os ativos queridinhos para nutrir a pele:
- Vitamina E;
- Pantenol (vitamina B5);
- Aloe vera;
- Calêndula;
- Manteiga de karitê;
- Ureia.
A médica afirma que a atenção com a pele não deve existir apenas no inverno, mas em todas as estações do ano. Porém, durante a temperatura fria, o cuidado deve ser redobrado, visto que a barreira cutânea sofre mais agressões devido ao clima e aos banhos quentes.
O dermatologista é o seu melhor amigo
Dra. Marina afirma que esse tratamento deve ser realizado com a orientação de um dermatologista: “Qualquer pessoa pode utilizar hidratantes, mas os alérgicos e as pessoas que apresentam algum tipo de inflamação na pele devem ter mais cautela. Procure sempre um profissional especializado para evitar reações indesejáveis”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 19 de Agosto de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Marina Barletta
CRM: 142270
Dra. Marina Barletta é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética, além de se dedicar à Tricologia, que é o estudo dos cabelos e do couro cabeludo. Fez medicina no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – ES e residência médica em dermatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/IAMSPE). Possui título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD. Fez especialização em Tricologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Fellow no Ambulatório de Tricologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Colaboradora do ambulatório de Tricologia – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) 2013-2014. Está em constante atualização, participando de cursos e congressos no Brasil e exterior, para oferecer aos seus pacientes o que há de mais moderno em dermatologia, tricologia e estética.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!