As espinhas costumam ser frequentes em quem tem a pele oleosa. Isso acontece porque a oleosidade favorece o acúmulo de sujeira nos poros, o que ajuda a entupi-los e a inflamá-los, causando a acne. O grande problema é que, para se livrar dos cravos e espinhas, muita gente deixa de hidratar a pele. A falta desse cuidado pode gerar o efeito oposto e acabar aumentando a oleosidade ainda mais e piorando a acne, devido ao ressecamento da pele. Entenda qual é a relação entre pele ressecada e oleosidade e saiba como utilizar um hidratante para pele com espinhas.
Pele desidratada pode causar efeito rebote
Há um mito de que deixar de hidratar a pele na hora do skincare é uma solução para não piorar a acne. Isso não é verdade! Primeiro, é importante entender que excesso de sebo é uma coisa e reposição de água é outra - e é para isso que serve a hidratação. Segundo, é muito comum que os produtos para pele oleosa tenham ativos que podem causar o ressecamento da pele, como o ácido salicílico. Seu uso pode causar desidratação e, em vez de reduzir a oleosidade, pode provocar efeito rebote nas glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo.
Dê preferência para texturas não oleosas e séruns
Quando falamos em hidratante facial, muitas pessoas pensam em creme para o rosto, mas não é bem assim! É possível encontrar outras versões de produtos hidratantes para todos os tipos de pele. Para as mistas e oleosas, uma boa dica é dar preferência a hidratantes de textura não oleosa ou matte, como gel ou sérum, textura fluida e quase líquida que vai bem em todos os tipos de pele. Desse jeito, dá para evitar ficar com a pele ressecada sem abrir mão de um rosto sequinho e sem brilho.
Phyto Corrective Gel: sérum hidrata, diminui os desconfortos da pele e corrige marcas de acne
Produtos relacionados
Se a sua pele é oleosa e acneica e você quer investir na hidratação, uma ótima dica é o Sérum Corretor Phyto Corrective Gel, da SkinCeuticals, um produto desenvolvido para pele oleosas e acneicas, mas testado em todos os tipos de pele. De textura leve e oil-free, o Phyto Corrective é turbinado com uma combinação exclusiva de extratos botânicos: pepino, amora, eucalipto, tomilho e oliveira. Essa associação de ativos naturais de alta sinergia ainda traz ácido hialurônico e glicerina.
O resultado é um produto com alto potencial calmante, refrescante e que ajuda a hidratar a pele! Ele também auxilia na correção e na prevenção da hiperpigmentação pós inflamatória, as famosas marcas de acne. Vale a pena dar uma chance para esse queridinho na sua rotina de cuidados!
Outra opção é o hidratante facial Minéral 89, de Vichy, indicado não só para pele oleosa, mas também para pele seca e normal e para quem utiliza algum tipo de ácido. Esse hidratante com textura em gel possui água vulcânica de Vichy, ácido hialurônico e 15 minerais fortificantes em sua composição, este produto, além de hidratar a pele, auxilia também no fortalecimento de suas defesas naturais, ajudando a protegê-la de agressões externas.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 22 de Outubro de 2021
Modificada em: 22 de Outubro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!