Quem tem a pele sensível sabe o quanto essa condição proporciona sinais e sintomas incômodos e, muitas vezes imprevisíveis para o corpo e rosto, como vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e repuxamento. Nos casos mais intensos é até possível notar descamação e pequenas feridas. Para prevenir esses sinais, é importante seguir uma rotina de cuidados bastante regrada com o uso de produtos que hidratam a pele e fortalecem a barreira de proteção. Para te ajudar, o DermaClub montou um cronograma com os principais passos para cuidar de uma pele com sensibilidade. Confira e pratique em casa!
Passo #1) Limpeza da pele com uma loção de limpeza sem parabenos
A limpeza da pele é o primeiro cuidado que devemos ter com essa região. Muita gente que tem tendência à sensibilidade acaba reclamando que a região fica um pouco ressecada, repuxada e avermelhada após o ritual. Mas, para garantir uma superfície mais macia, lisa e sem irritações, é importante apostar em uma loção hidratante de limpeza. O produto ajuda a deixar o rosto hidratado mesmo depois de lavar! Outra dica para evitar o repuxamento da pele e checar a temperatura da água, que precisa estar morna ou fria.
Além disso, é importante que o produto não tenha parabenos. Essas substâncias são verdadeiras vilãs para quem tem a pele sensível. Além disso, o ideal é que o produto não tenha fragrância nem contenha álcool.
Produtos relacionados
Passo #2) Hidrate a pele com uma loção ou creme com ativos hidratantes
Logo após o banho, você precisa hidratar a pele. No caso da sensível, é fundamental fazer este cuidado com um creme ou loção hidratante com ativos que acalmam, protejam e ajudam a restaurar a barreira cutânea, como a manteiga de karité, glicerina e pantenol. Aplique um produto específico para o corpo e rosto e não deixe de dar atenção para as áreas mais ressecadas - cotovelo, joelho, pernas e pés.
Produtos relacionados
Passo #3) Use um protetor solar com ação hidratante e de amplo espectro
Outro cuidado importante que devemos ter com a pele sensível é o uso de um protetor solar específico. Prefira um cuidado com ativos hidratantes que ajude a fortalecer a barreira de proteção da pele e a equilibrar o microbioma.
Lembre-se que a radiação deixa a pele mais fragilizada e propensa à irritação! Sendo assim, aplique todos os dias um protetor com FPS 30, no mínimo, e amplo espectro para prevenir tanto os raios UVA quanto UVB. Não deixe de reaplicar a cada 2 horas ao longo do dia ou em casos de sudorese intensa.
Produtos relacionados
Passo #4) Água termal à vontade ao longo do dia
A pele sensível e alérgica é imprevisível e pode ficar reativa a qualquer momento. E até mesmo uma pele aparentemente normal, em algum momento da vida, por razões diversas - como exposição ao vento, sol, mudança de clima - pode apresentar sintomas de sensibilidade. Por isso, é sempre bom andar com um produto que ajude a controlar esses momentos de crise, como a água termal. Ela protege a pele das agressões diárias e alivia coceiras e vermelhidão no corpo e rosto. Você também pode usar quantas vezes sentir necessidade.
Produtos relacionados
Dica de uso: Água Termal de La Roche-Posay
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 01 de Agosto de 2018
Modificada em: 09 de Setembro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!