Produtos relacionados
Acredite: a caspa não incomoda apenas as mulheres. Na verdade, ela é até mais comum nos homens. “Supõe-se que a sua maior ocorrência esteja relacionada aos hormônios e aos maiores níveis de estresse”, explicou a dermatologista Tatiana Matos, que contou ao DermaClub como ocorre a dermatite seborreica masculina e a melhor forma de preveni-la e tratá-la. Olha só!
Entenda o surgimento da caspa masculina
Assim como nas mulheres, o surgimento da caspa - também conhecida como dermatite seborreica - está diretamente relacionado à alteração na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade da pele. Além disso, outros fatores, como a colonização da pele por fungos e uma resposta inflamatória desregulada podem levar ao desenvolvimento do quadro, caracterizado pela descamação de qualquer área da pele, com exceção da palma das mãos e da planta dos pés. “Quando generalizada, a caspa pode levar a um quadro chamado eritrodermia”, explicou Dra. Tatiana.
Saiba como os homens podem se prevenir da caspa
Evitar dormir com os cabelos molhados (atitude que contribui para a proliferação de fungos), secar bem os fios depois de lavá-los e fugir da água quente são algumas das principais indicações para esse caso. Além disso, manter uma alimentação equilibrada e diminuir o uso de cremes, géis e pomadas também é interessante, uma vez que esses produtos contribuem para o aumento da oleosidade do couro cabeludo.
O tratamento da dermatite seborreica masculina
O tratamento da caspa inclui, necessariamente, um acompanhamento dermatológico: “Lavar os cabelos com shampoos adequados e indicados pelo médico, de três a quatro vezes por semana é a solução fundamental. Após o tratamento, geralmente indico o uso do shampoo específico para dermatite seborreica uma vez por semana, como manutenção”. Além disso, Dra. Tatiana também pontuou que, em alguns casos específicos, o uso de corticóides tópicos pode ser necessário.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 31 de Outubro de 2016
Modificada em: 22 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!