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Já pensou em praticar aulas de surf na academia? Conheça mais sobre a nova atividade física surfitness

Surfitness é a nova modalidade de exercício físico indoor que promete movimentar o corpo simulando o surf
Surfitness é a nova modalidade de exercício físico indoor que promete movimentar o corpo simulando o surf

Redação por Gabrielle Nunes

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Talvez você nunca tenha ouvido falar em surfitness, mas essa nova modalidade tem tudo para ser a nova febre das academias! Recém-inaugurada em uma academia de São Paulo, a aula reproduz movimentos feitos por surfistas nas ondas. Mas ao invés do mar, a prancha fica apoiada em cima de duas bolas de ar e presa por elásticos, que aumentam ou diminuem a tensão.

Força e equilíbrio numa aula diferente

Como a prancha não fica fixa, é preciso muito equilíbrio para conseguir fazer os exercícios. A tensão dos elásticos influencia na instabilidade, variando o nível de dificuldade. Para se manter em cima da prancha, não é preciso ter apenas equilíbrio: a força - principalmente nas pernas - é fundamental. Embora a sensação seja bem diferente de surfar de verdade, os movimentos são basicamente os mesmos - ou seja, os mesmos músculos são trabalhados.

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Como funciona o surfitness?

A aula dura 50 minutos e é dividida em quatro etapas. Primeiro, tem o período de adaptação, quando os alunos fazem uma espécie de “reconhecimento do terreno” na prancha: de pés descalços, eles precisam se acostumar à instabilidade. Depois, começa o aquecimento. Só então vêm os 30 minutos de exercícios funcionais e movimentos do surfe - que incluem abdominais e burpees em cima da prancha. Para terminar a aula e acalmar, tem 7 minutos de relaxamento e respiração.

Exercício que trabalha o corpo todo

O treino completo pode gastar até 600 calorias por aula, dependendo da intensidade. As pernas, glúteos e abdômen são as partes do corpo mais trabalhadas, já que precisam estar contraídos para garantir o equilíbrio durante os exercícios, mas músculos do corpo todo são utilizados. Os braços, por exemplo, são forçados durante as remadas - que contam com elásticos para aumentar a resistência. Outra vantagem é o fortalecimento dos músculos da lombar, que costumam ser negligenciados pela maioria das pessoas.

A aula também é ótima para quem já costuma pegar ondas, porque aumenta a consciência corporal nos movimentos. Ou seja, vale muito a pena experimentar essa nova modalidade!

Publicada em: 05 de Janeiro de 2018
Modificada em: 26 de Julho de 2021

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